sábado, 14 de abril de 2018

Um milhão de milicianos ?


                                   

        Dentro de um cenário de insegurança institucional, Nicolás Maduro pretende elevar para um milhão o número de cidadãos integrantes do corpo civil armado (milícia) atualmente com quatrocentos mil integrantes.

        Milícias não costumam ser adereço de democracias. Um estranho neofascismo reponta nas declarações do 'Supremo Líder': "Chegamos a quase quatrocentos mil homens e mulheres milicianos. Se queremos de verdade garantir a paz, proponho que, em um ano, haja uma expansão de um milhão de homens e mulheres uniformizados e armados", disse Maduro durante parada militar.
       Por sua vez, a Oposição ao chavismo pediu ontem aos países latino-americanos que aprovem no texto final da Cúpula das Américas, que termina neste sábado catorze de abril,  uma declaração rejeitando as eleições presidenciais de 20 de maio (o processo foi convocado de forma ilegal).
       Enquanto o ditador Maduro propõe chegar a um milhão de milicianos (o modelo das SS e das SA nazistas está aí para demonstrar o que tal gentalha significa para a democracia), Negal Morales, porta-voz da Frente Ampla da Oposição, considerou necessário colocar a Venezuela "no epicentro da cúpula".

       A realidade da situação na Venezuela, além da fome, do descalabro econômico (a mais alta híperinflação do planeta, um milhão de venezuelanos deixou o país nos últimos dois anos, e há 379 presos políticos nos calabouços daquele país. O MUD quer também apoio para processos judiciais contra o governo Maduro em curso no Tribunal Penal Internacional e na OIT.
         Pelo menos 20 chefes de Estado e de governo, além de inúmeros vice-presidentes e chanceleres  das Américas estão em Lima para discutir "governabilidade democrática" e corrupção.  No entanto, não será iniciativa de fácil aceitação, essa de colocar a Venezuela no epicentro da cúpula, se levarmos em conta que apesar da ausência de Nicolás Maduro, o  chavismo tem apoiadores presentes na Cúpula das Américas , mormente  a Bolívia (Evo Morales), Nicarágua ( facção sandinista), além de outros catorze países do Caribe.

(  Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: