segunda-feira, 2 de abril de 2018

O novo BNDES


                        

       O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, assumirá a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
        A decisão foi confirmada em reunião do presidente Michel Temer com ministros da área no Palácio do Jaburu. 
         Para substituir Dyogo como Ministro do Planejamento, foi escolhido Esteves Colnago, atual Secretário-Executivo da Pasta.
          Por sua vez, o Ministro do Planejamento se torna presidente do BNDES com uma missão precípua: conduzir o doloroso processo de devolução de todos os empréstimos do Tesouro Nacional e ao mesmo tempo fazer deslanchar a carteira de projetos de financiamento de infraestrutura.  Em realidade, tal área continua na prática parada, mesmo depois das sucessivas promessas  do Planalto de dar impulso a novos investimentos.
           A missão do BNDES deverá receber, através do Ministro com a sua maior força no Governo, um direcionamento mais claro aos negócios do Banco na JBS, que é a maior processadora mundial de proteína animal.
            O BNDESPar (braço de participações do Banco) detém 21,3% do capital. Como é sabido,  o envolvimento do BNDES nos negócios da JBS foi alvo de operação da Polícia Federal e provocou  um "ferida exposta" no corpo de funcionários.  Nesse sentido, o presidente Michel Temer orientou  Oliveira a "pacificar" essa crise.
              Consoante foi apurado pelo Estado de S. Paulo, a devolução de mais de R$ 100 bilhões ao Tesouro Nacional até o final do ano corrente está assegurada com Dyogo Oliveira à frente do Banco.

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: