sábado, 28 de abril de 2018

A Vergonha de Del Nero


                                            
         Desde muito pesa sobre a CBF a sombra da corrupção.  Depois da prisão de José Maria Marin, em Zurich,  na Suiça, em 2015, e a precipitada fuga de Marco Polo del Nero, voando na noite para o Brasil, não mais subsistiam dúvidas razoáveis sobre a culpabilidade de Del Nero.
         Sucediam-se,  no entanto as óbvias admissões de culpa em cartório, eis que del Nero se recusa, e de forma repetida, a deixar o Brasil, por ocasião dos jogos da seleção brasileira, na rota da classificação, a princípio acidentada, e mais tarde resolvida com o pulso firme na Comissão Técnica do responsável Tite.
        Não houve da parte brasileira e muito menos da CBF qualquer movimentação que tirasse as consequências lógicas da fuga precipitada de Marco Polo del Nero. Ao invés, por algum tempo, um dirigente suspeito de corrupção de forma tão forte logrou manter-se na CBF, dando-lhe a Confederação o tempo necessário para costurar a indicação do próprio sucessor, na pessoa de Rogério Caboclo.
         Que uma pessoa tão atingida pelas denúncias e que se ache já na rota da defenestração tenha tido a força política de fazer o próprio sucessor, na pessoa de Rogério Caboclo, será acaso um bom indício para o desporto brasileiro? O que esperar dessa nova 'chefia', ungida sob as benesses de Del Nero?  O novo 'presidente' Caboclo, eleito há dez dias, irá assumir o cargo somente em abril de 2019. E por que o poder público se omite ?
          Com a situação na CBF definida, ainda que com estranhas mesuras, cabe à Fifa continuar o processo de defenestração de Del Nero. Nesse sentido, fez-se nova audiência nesta quarta-feira. Del Nero - que não pode sair do Brasil pelas causas (americanas) demasiado conhecidas - não pôde aparecer, e a sua sorte foi selada pela admissão de não poder viajar para o exterior.  Não obstante, Del Nero vai recorrer a todas as instâncias da FIFA,  para ganhar tempo, pois não há dúvida sobre o veredito.  Chegará mesmo Del Nero  a recorrer à Corte Arbitral dos Esportes, como o fizeram os precessores seus nesse ínvio caminho - Joseph Blatter, Michel Platini e Jerôme Valcke (o desenvolto, lembram-se?, que ao parecer, mordido pela mosca azul, acariciava estrondosas ambições) eis que este apparatchik da Fifa chegou a tronitruante a ameaçar aqui no Brasil dar pontapés nos traseiros. Tudo isso, lembram-se? ao ensejo da Copa no Brasil em que ruiu  mais um sonho de campeonato, sob o impacto dos 7x1 diante da arrasadora Alemanha, e a estupefação do banco brasileiro, presidido por um fulgurado Felipão.  


( Fonte:  O Estado de S. Paulo )






Nenhum comentário: