segunda-feira, 30 de abril de 2018

O PT apela para a censura...


      

           Noticia a imprensa que o Partido dos Trabalhadores, esquecendo a própria mensagem, deseja  proibir o Supremo Tribunal Federal de televisionar sessões.
            Mais uma vez, e por motivos inconfessáveis,  o  PT deseja emplacar na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, projeto que proíba a TV Justiça de transmitir as sessões do Supremo Tribunal Federal (STF), e demais tribunais superiores.
            Consoante assinalado pela imprensa, essa proposta pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP) é de 2013, mas foi requentada e  virou prioridade para esse partido depois que a Corte negou o habeas corpus  contra a prisão do ex-presidente Lula.
           Quanto à profissão libertária do Partido dos Trabalhadores, ela decerto depende dos tempos e das conveniências políticas.  Uma vez mais, tenta o PT calar a imprensa e o seu conduto hoje mais perigoso no seu entender - a transmissão pela TV Justiça das votações em nossa mais alta Corte.
          O julgamento do Mensalão - que tanto já preocupara o tribuno Lula - abriu novos caminhos para a democracia no Brasil. Até hoje, há gente desse partido que acoime ao então Ministro Joaquim Barbosa a relatar, com as tintas acerbas da verdade, o escândalo do Mensalão, que outro Ministro se empenhara em procrastinar.         
            Bem fez o Ministro Barbosa em relatar com honestidade e precisão o escândalo petista.   Agora reponta outra tentativa inconfessável de representante petista,  que ousa propor - e através da CCJ - o desígnio de calar a verdade, e de ocultar ao Povo soberano as discussões e os debates do Supremo.
           Ter medo da verdade e do conhecimento, e nesse sentido apelar para os procedimentos mais vis de acobertamento da realidade, é sinal inequívoco de menosprezo pela Constituição Cidadã.  Pregar a censura como o faz esse representante de partido que, ao que tudo indica, perdeu o pejo de valer-se desse vil instrumento das ditaduras e dos regimes corruptos, que é a negação da verdade. A Constituição de Ulysses Guimarães estigmatiza esse sórdido recurso das ditaduras a que, pelo visto,  o  PT hodierno não se peja de recorrer.
           Nada foi de maior proveito para a conscientização do Povo soberano do que a transmissão dos debates no Supremo Tribunal Federal. Levá-los a público reforça a nossa democracia - porque o medo da verdade é  a perene desculpa das ditaduras e dos propósitos inconfessáveis que animam esse suposto temor de que a gente brasileira ainda não estaria preparada para lidar com ela.
            Até hoje, o Ministro Joaquim Barbosa provoca temores inconfessáveis.  A verdade é o sangue da democracia. Os que dela têm medo mostram quais são os seus reais propósitos.  Por isso, armados de todos os pretextos da chicana, eles a perseguem, e de forma ardilosa.  Jamais ousam enfrentá-la. 
             E porque dela têm o medo daqueles que conhecem da verdade a força e a pujança, tudo fazem para afastá-la ou desviá-la, para tanto sequer se pejando de que tudo isso perpetram para melhor defendê-la.
             O conhecimento da verdade é a droga mágica das democracias. Não temê-la, nem querer encafuá-la nas alcovas dos regimes ditatoriais, constitue o remédio milagroso que serve a pobres e ricos, porque não há outra salvação para qualquer regime que o culto sem peias nem limites da Verdade.
             Fora com os atalhos da ditadura!  Fora com os arautos da mentira e do privilégio.
             Fora com a censura, em todos os seus atavios e trajes!

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: