segunda-feira, 30 de abril de 2018

A Volta do Patriarca


                              

         A  História por vezes se repete.  Nem sempre, porém, o propósito de reescrever com as mesmas letras e o mesmo vinco acompanha o intuito.

           Veja-se, v.g., o que está acontecendo no Maranhão, antigo feudo dos Sarney.

            Há vinte e oito anos atrás,  o ex-presidente José Sarney transfere o título eleitoral para o estado do Amapá. Sarney quis valer-se do seu trânsito nesse antigo território para estender a presença dos familiares e partidários tanto no Amapá, quanto no Maranhão, que desde muito, após a queda de Vitorino Freire, torna-se terra em que o clã Sarney predomina.
            Agora, é a vez de refazer o caminho primevo.  O ex-presidente transfere o título de eleitor de volta para o Maranhão,  sua terra natal e berço político, como frisa o Estado de S. Paulo.
             Se Sarney é político da velha escola, e desde que afastara o chefe anterior Vitorino Freire, do Maranhão, o seu domínio foi quase inconteste - houve apenas o  intervalo, com a entrada do partido de Lionel Brizola, com o PDT de Jackson Figueiredo. Foi talvez nesse lance duvidoso, em que, com o auxílio dos tribunais,  José Sarney restabelece a dominação.

            Com esse movimento,  o ex-presidente quer resolver duas questões. Evitar o esfacelamento do respectivo clã e, não por último, despejar, a qualquer custo, do Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino (PCdoB). Dino, eleito em 2014, depois de quarenta anos de domínio quase ininterrupto da família Sarney, quer repetir a dose no próximo pleito.
              Por sua vez, o ex-Presidente Sarney, se alega motivos pessoais para o retorno, consoante o próprio círculo, o motivo é outro.  Na verdade, o ex-presidente, segundo a sua roda de amigos e colaboradores,  só fala em restabelecer o domínio interrompido apenas uma vez do sarneyzismo no Estado.
             Dessarte, o seu escopo seria duplo: evitar o esfacelamento do clã Sarney e, last but not least, retirar a qualquer custo do Palácio dos Leões o governador Flávio Dino.

            Segundo um dos amigos mais próximos do ex-presidente, Benedito Buzar, presidente da Academia Maranhense de Letras: "O que Sarney  pensa é em voltar ao poder no Maranhão. Nem é tanto pelo poder em si, mas por uma maneira de dar  a volta por cima, de no final não ser um homem derrotado, marginalizado. Dino tem agido com uma agressividade terrível contra os Sarney."

              Sarney acaba de completar 88 anos.  Nesse sentido, se tem empenhado em montar base política para apoiar a pré-candidatura de Roseana Sarney (MDB) ao governo. Por enquanto, porém, Sarney tem colhido malogros na sua tentativa de minar a larga aliança que dá apoio a Dino.

                Mas Sarney não desiste. Na festa do aniversário, Sarney disse a amigos que pretende sair do luxuoso apartamento no bairro Ponta da Praia, e voltar para a antiga casa da família, na praia do Calhau.  Para ele, a disposição da residência, ao contrário do apartamento, facilitaria os contatos políticos...


( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: