quarta-feira, 25 de abril de 2018

Lava-Jato em perigo ?


                                     

          É sempre bom começar um alerta desse gênero com afirmação retirada decerto do passado, mas não assim tão longínquo a ponto de vir a perder a relevância.
          A segunda turma do Supremo - aquela dominada pela trinca Lewandowski-Toffoli e Gilmar Mendes - apelidada a 'boazinha', embora haja outros termos mais a propósito - não é que teve a ousadia de remeter casos do sítio de Atibaia e do Instituto Lula para a Justiça de São Paulo, longe, portanto, da competência  da Lava-Jato?
         Por quê a Lava-Jato mereceu tanta atenção e constrangeu a tantas instâncias não a seguirem a velha toada, em que poder e assemelhados eram rotineiramente livrados do perigo?
        Terá sido por causa de algum juizado mais corajoso e a sombra da opinião de que muitos ousam debochar e até desconhecer, se não verem por perto a imagem incansável e carrancuda?
       Enquanto continuar-se acreditando na possibilidade de que salvação haja para a turma da verdadeira justiça, a caminhada continua, e as falsas maiorias, como aquela da Segunda Turma do ST, se desfarão quando o plenum do STF se reunir.
       Porque não será através de desconhecimento da realidade, e por estranhas liminares, que a marcha da Justiça será interrompida. Não é o caso de voltar-se a tempos já ultrapassados, a exemplo de tantos outros habituados ao aconchego dos gabinetes e ao silêncio conivente dos longos espaços cortinados e atapetados, que prometiam entre meio-sorrisos e leves piscadelas salvações mirabolantes?

( Fonte:  O Estado de S. Paulo )          

Nenhum comentário: