quinta-feira, 19 de abril de 2018

O Brasil é um país livre ?


                                

        O Estado de S. Paulo reporta em primeira página que a Procuradoria-Geral da República instaurou procedimento preliminar para analisar se abre inquérito sobre vídeo  em que a presidente do Partido dos Trabalhadores, senadora Gleisi Hoffmann (PR), diz à TV Al Jazira que o ex-Presidente Lula é um preso político e acusa a Justiça brasileira.

          A senadora Gleisi Hoffmann, como presidente do PT, se empenha na defesa do ex-presidente Lula.  A despeito da linguagem da senadora, que não se conforma ao debate jurídico, devemos ter presente a atitude do ex-presidente Lula que embarcou no monomotor para Curitiba sponte sua. Essa atitude do ex-presidente mostra duas coisas: (a) dá exemplo digno de nota de que, apesar de discordar da sentença, ele a cumpre; (b) o fato de ser hoje um presidiário não lhe retira o direito de pleitear da Justiça a reconsideração da sentença.

          Tomada pela paixão política, a senadora Gleisi Hoffmann pode exagerar na linguagem, mas a reação, conforme publicada, da Procuradoria-Geral da República me parece excessiva.  É bom lembrar a respeito as palavras de Voltaire: Eu não estou de acordo com uma palavra do que dizes, mas lutarei até a morte pelo  teu direito de dizê-las.
            

( Fontes: O Estado de S. Paulo,  Voltaire ).

Um comentário:

Mauro disse...

Concordo plenamente, Pai. No Brasil a extrema radicalização da retórica faz com que até as instituições estão perdendo a serenidade, mais preocupadas com ressonância e opinião publica. Em um ambiente tão carregado, isso só ajuda a deslegitimar o processo legal e a democracia. É o que querem os que foram pegos com a boca na botija e os que vêm por aí com a lôbrega vassourinha.