terça-feira, 24 de abril de 2018

Trump disputará a reeleição ?


                              

          Há uma crescente opinião na mídia, e em muitos comentaristas políticos,  que Donald Trump, o quadragésimo-quinto presidente americano, não disputará a reeleição, com vistas a evitar a derrota certa ao intentar bisar o mandato, como é o costume na grande, esmagadora maioria dos presidentes americanos.
          No Washington Post, o colunista Joe Scarborough apadrinha essa postura, e já no título da matéria, afirma "Está ficando claro que Trump não disputará a reeleição".
          Não há dúvida que Donald John Trump está evidenciando no seu primeiro mandato a própria fraqueza, tanto na defesa de teses que estão na contramão da história americana,  quanto na sua banalidade e na expressão de um submundo de mentira - que o ajudou a eleger-se - e que agora com a mediocridade da sua presidência, a série de escândalos e da sua inquietude diante do raid contra o escritório de seu advogado Cohen, mostram o quão baixo ele está colocando como nível da sua atuação pelo simples fato de que a sua abismal presidência não teria condições de sustentar primárias e eleições em um cenário diante de candidaturas relevantes, seja de parte de republicano que se proponha arrancar-lhe a próxima nomination, seja também de contestação de candidato(a) forte do Partido Democrata.
          No entanto, gostaria de entender melhor o próximo turno eleitoral - não a eleição intermediária, que pode esta já decretar-lhe o fim da maioria do GOP na Câmara de Representantes - mas sim em que o panorama eleitoral para presidente muda em termos da candidatura ou não de Trump.
         Se não houver mudança radical - a eventual perda da maioria tanto na Câmara, quanto no Senado, em favor dos democratas - gostaria de sublinhar que os argumentos alinhados pelo colunista do Washington Post não mudam essencialmente o rumo dos eventos, se tivermos presente as recuperações e as viradas de jogo que Trump, como candidato, mostrou serem possíveis.
         Há um outro elemento que carece de ser computado.  Trump já conseguiu isto no passado, e não está escrito que não vá consegui-lo para um segundo mandato.
         Nesse contexto, existe apenas uma incógnita, que é - como bem sambemos - a investigação pelo Conselheiro Especial Robert Mueller III.  Se a essa investigação lograr comprovar em campos nos quais um acting president não poderia cometer faltas que depõem contra a própria essência do cargo - e que, no entanto, delas se tornou responsável sem sombra de dúvida - nesse caso muda tudo. 
          Mas aí é que está o problema. Enquanto isso não ocorrer - e tenham presente que a trajetória de Donald Trump tem conseguido até agora contornar as pedras que foram surgindo no seu caminho, o que garante que também nessa investigação não  possa acontecer o mesmo?
             É o que o futuro dirá. Cenários como o do artigo do Washington Post, podem impressionar, mas se repisarem os erros usuais de Trump, tudo tenderá a ficar na mesma.
             Como naquela velha imagem pugilística, Trump há de sobreviver a mais esta, se lograr escapar daquele murro terminal, que o deixaria knock-out, com carneiros e ovelhas balindo à sua volta...

( Fontes: O Estado de S.Paulo; A pedra no caminho )

Nenhum comentário: