segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Trump x McCain

                             
         Como a rixa parece estar no sangue de Donald Trump e a própria Administração - a par de sua queda por personagens ambíguos - creio que seria do interesse do leitor informar-se mais acerca de quem o New York Times considera seja o Crítico em Chefe do flamante governo Trump.
         Primo, convém informarmo-nos com maior precisão de quem, neste capítulo, iniciou as hostilidades.
         Trump estava em meio à fase das primárias, quando declarou em público - sem nenhum motivo aparente para tal tomada de posição - que o Senador John McCain não era nenhum herói de guerra.
          Esta assertiva surpreendeu a muitos - na verdade,  a quase todos - pela gratuidade. Até aquele momento, não se ouvira qualquer contestação ao exemplo dado por McCain no cativeiro, caido em dura prisão de mais de cinco anos pelo Viet-Nam, a que não faltou a tortura.

        Secondo,  Trump mostraria na oportunidade singular falta de bom senso. Em termos de inimigo ou desafeto, a máxima é que devem ser escolhidos com cuidado, para que depois não se vá lamentar pelas consequências...
           Naquela época, a personalidade do presidente americano não era tão conhecida quanto o é hoje, máxime na sua facilidade em criar casos e problemas pessoais.                                   
           São muitas as ocasiões  em que há comentários ásperos do Senador McCain sobre iniciativas do Presidente, como os decretos executivos posteriormente derrubados pela Justiça.  Também sugeriu a formação de Comitê do Senado para investigar as atividades do Kremlin, em termos de hackers. Tampouco perdeu a oportunidade de malhar Trump  quando este pôs no mesmo plano as ações da Rússia com as dos Estados Unidos.
             Para McCain a suposta equivalência moral entre USA e Rússia, está em contradição contra tudo que os Estados Unidos têm defendido nos séculos XX e XXI.

              Como em toda quizília, a animosidade tende a crescer.  Partidários de Trump no Partido Republicano (e eventuais inimigos de McCain) não perdem a ocasião de baixarias. Assim, o Senador Rand Paul,  (Rep./Kentucky) criticou a "briga pessoal"  de McCain com o presidente e acrescentou: "Devo dizer que John McCain tem errado em praticamente tudo nessas últimas quatro décadas. Temos muita sorte em que ele não seja quem manda, porque senão estaríamos em guerra perpétua."
                John McCain é um senador respeitado, mas ao atacar o presidente de maneira constante dá margem a que outros busquem fazer média com Trump, como no caso de Rand Paul, cujo status na bancada do GOP não é comparável ao de McCain.              


( Fonte: The New York Times )

Nenhum comentário: