domingo, 12 de fevereiro de 2017

Jeff Sessions - Procurador Geral

                    
         No tempo de George W. Bush, o Partido Republicano já teve procuradores-gerais que envergonharam os Estados Unidos pelo seu quase transparente apoio à tortura como método de interrogação.
          A indicação do Senador Jeff Sessions foi confirmada nesta semana, depois de acérrima tentativa de parte da Senadora democrata Elizabeth Warren de protestar da tribuna contra a nomeação de Sessions. Por iniciativa do líder da maioria, Mitch McConnell, a bancada do GOP valeu-se de dessueta regra do regimento do Senado - que visa a impedir que  membro do Senado deponha contra outro Senador.

          A violência dessa regra foi acionada quando a Senadora Warren, democrata de Massachusetts, leu carta de 1986, de Coretta King que criticou Sessions - na época Procurador-Geral em Alabama por que usava "o terrível poder de seu posto para tentar diminuir o livre exercício do voto por cidadãos negros".
          Foi o passado currículo racista de Jeff Sessions que provocara a oposição democrata, com pesadas acusações  de líderes negros democratas, como o Deputado John Lewis (Georgia), e a Senadora Cory Booker (New Jersey).

          Os republicanos tentaram apresentar  angélico retrato de Sessions, buscando rebater sugestões de que ele não era confiável na implementação dos direitos civis.  Tampouco concordaram com a sua falta de sensividade em matéria racial, não obstante as acusações que o perseguem desde os anos oitenta.
          Como o Partido Republicano hoje domina o Senado, não havia dúvida de que o Senador Jeff Sessions, por mais impróprio que fosse para o posto, seria aprovado pela votação apertada, de 52 contra 47.

         Dada a maioria do GOP,  Trump tem conseguido fazer aprovar gente pouco qualificada para o seu Gabinete - como demonstrado na sua preliminar avaliação pelos comitês.
         Quanto a Jeff Sessions, já chamuscado pelo  violento e fascistóide silêncio imposto a  Senadora democrata - que ousara depor contra Sua Excelência - o que se pode esperar de um tal personagem, em termos de decoro republicano (e por certo aqui não me refiro ao partido), dados os seus antecedentes, e a  conhecida intimidade com Donald J. Trump ?



( Fonte: The New York Times )

Nenhum comentário: