sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

A Recessão terminou...

                              

         A declaração formal do Ministro Henrique Meirelles de que a recessão terminara, diante dos dados da economia, que lhe anunciam a volta do crescimento, que sentido terá para a multidão de desempregados  (2,3 milhões, há pelo menos dois anos).
           Por outro lado, o número incha ainda mais com os desempregados por um ano (4,4 milhões procuram emprego há mais de ano).
            O  número de desempregados é muito grande (há 11,8 milhões de desempregados !).  

          O grupo dos que procuram emprego há dois anos cresceu muito: em relação a 2014, esse grupo literalmente explodiu, ao crescer 90%. Dessarte, passou de 1,2 milhão de pessoas para 2,3 milhões  em 2016.
            Dentro da cruel lógica do desemprego, "quanto mais se demora para conseguir um emprego, mais aumentam as dificuldades de contratação, pois esses trabalhadores perdem seu capital humano específico e conhecimentos práticos. Ficam enferrujados (sic). E quem está empregado passa a agir como se estivesse sem emprego, freando o consumo, com medo de ser demitido e demorar muito para  se reinserir no mercado".

           Por outro lado, o levantamento mostra que ainda em 2016, a falta de trabalho atingiu um contingente bem maior. Assim, além dos 11,8 milhões de desempregados, há outros  que estavam disponíveis para trabalhar, mas ainda não tinham procurado vaga; e aqueles que queriam trabalhar mais, pois se encontravam subocupados em empregos que consumiam  menos de quarenta horas por semana. Este grupo cresceu 46%  entre 2014 e 2016.



( Fonte:  O Globo )

Nenhum comentário: