domingo, 12 de fevereiro de 2017

Colcha de Retalhos E 4

                               
Crise carioca


          Os protestos de manifestantes populares no Rio de Janeiro - que reclamam dos efeitos da crise  na VelhaCap - vêm tomando um viés cada vez mais violento.
           A foto, em primeira página de O Globo da sexta-feira, não deixa a respeito qualquer dúvida.  Os manifestantes estão preparados para guerra autêntica.
           Além de usarem baterias de rojões, eles vêm encapuçados e com o rosto protegido pelo que têm à mão.
            Segundo a notícia houve depredações, saques e até incêndio criminoso em agência bancária.
             Viva Rio,  Cidade  Maravilhosa!


A CCJ  dos Investigados

  
            Não são exatamente varões de Plutarco os que a direção do PMDB e outros partidos resolveram indicar para a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.
             Quem tem mais inquéritos é o ex- Presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL); São nove investigações abertas e relacionadas com a Lava-Jato.
            Renan é seguido pelo ex-presidente, Fernando Collor (PTC- AL), com seis inquéritos. Já Valdir Raupp (PMDB-RO), têm quatro,  Jáder Barbalho (PMDB-PA)  e  Benedito Lira (PP-AL) contam três respectiva-mente.
             Por sua vez, o novel  Presidente da CCJ, Edison Lobão (PMDB-MA) , o presidente do PMDB,Romero Jucá  (RR) e a líder do PT Gleisi Hoffmann  (PR) tem dois inquéritos cada um.
            Por fim, Humberto Costa (PT-PE),  é alvo de um inquérito. Por sua vez, Lindbergh Farias (PT-RJ) tinha um, mas no seu caso a Procuradoria -Geral da República já pediu o arquivamento.


Bolsa-Família estoura de novo 

               

              Cristovam Buarque (aquele que foi despedido do Ministério por Lula da Silva), que, de resto, não teve problemas em copiar as invenções alheias, a ponto de arvorá-lo como ideia própria do PT do mesmíssimo Lula, agora essa invenção de Cristovam (é bom repetir para que as boas idéias rumem para os portos certos)vê aumentada a taxa de reingresso  no programa  diante da alta no desemprego.
                Não é pouca gente que está sofrendo as consequências de uma recessão profunda (e que não quer reconhecer a própria origem).
                Pois vejam só.  Segundo O Globo do domingo, mais de meio milhão de famílias antes beneficiárias do Bolsa Família, e que haviam saído do programa assistencial, eis que repediram o reingresso em 2016 por causa da crise econômica e do desemprego.
                Agora, a dependência incha de novo. Atualmente, há 519 milhões e quinhentos mil famílias contabilizadas em 2016! 
                E anotem: Nordeste e Sudeste são os campeões da Bolsa Família (ou Bolsa Miséria), reunindo 75% da demanda, com 38,32 para NE e 36,75 (SE). A Região que está melhor (e portanto menos carece do Bolsa Família) é o Centro-Oeste,com 5,63%  de demanda pelo programa (!) . Menos bem - em ordem crescente - estão o Sul com 8,94% e o Norte, com 10,35% !


O  Crescimento sem Freio do Rio


              Na inchação da urbanização selvagem (pois sem regra e sem lei) do entorno do Rio de Janeiro já temos muitas das respostas para as ansiosas perguntas do porquê do crescimento vertiginoso das enfermidades tropicais. Ou será que o leitor amigo  pensaque a dengue, o chicungunha, a malária et al. - inchariam por acaso no mapa do entorno das supostas metrópoles, se houvesse respeito às regras do saneamento básico?

                 É nas favelas - o desregramento urbanístico - e nos esgotos a céu aberto (a incúria sanitária) que temos as respostas para as chamadas endemias rurais, que, na verdade, vão tomando conta das megalópoles do Terceiro Mundo.  Dominá-las - vale dizer, orientar toda essa gente para viver em moradias em ambientes sãos, já seria meio caminho andado para controlar esse câncer das cidades do Terceiro Mundo, que é a habitação sem lei, regra, e saneamento básico.

                  Criar ambientes saudáveis é multiplicá-los em povo saudável e feliz, livre das mazelas e das pragas da ignorância e do subdesenvolvimento, e de seus virus e micróbios mais insidiosos, que são a corrupção e a sua mater de sempre, a ignorância e a corrupção.

                   Esses jardins do mal não surgiriam jamais - nem na poesia de Baudelaire - se fossem extirpados pelo conhecimento e a vergonha. Se aquele personagem (o saber) pressupõe algum trabalho, logo repago pela felicidade de morar em local livre de mazelas, de malária e congêneres,  já o seguinte diz respeito ao juízo.  Aprender a ter juízo, é cuidar do próprio quintal e, se possível, do respectivo jardim, ainda que digam que pobre não tem direito a possuir sequer pedacinho de terra, sem águas podres ou paradas, que floresça e lhe traga alegria de viver e de possuir algo que possa considerar dele e de mais ninguém.

                       Ser saudável é também dar um pontapé no tráfico e nas milícias, que só florescem em terrenos regados pelo medo ou pela conivência. Os gregos de antigamento chamavam os pobres de oi poloí (os muitos). Como hoje, eles tinham voz e vez nas assembleias, e mandavam tanto quanto. Como sabiam o ter o número do seu lado, eram afirmativos, tinham posições marcadas e defendiam o que era seu.
                       O trabalho honesto está aí para dignificar o homem. Vejam o que aconteceu com a turma do lenço, que antes se reunia em restaurantes cinco-estrelas em Paris, e hoje, quando muito, desfrutam do sol incandescente de Bangu 1.

                       A todos que se interessam pelos caminhos planos, muito planos, e a vida fácil, muito fácil, das propinas e das maracutaias, perguntem por favor a Mestre Sérgio Cabral se a vida lhe está agora de vento em popa, metido que está nas piores masmorras, que chegam a dar inveja àquelas medievais, que o Marquês de Beccaria fulminou  na sua obra imortal sobre as Prisões! E vejam só! Sérgio Cabral se tivesse a inteligência do ser honesto teria singrado com êxito as corredeiras e os arrecifes das dificuldades de todos nós. Tinha muita pressa em ficar rico rápido, muito rápido! Vejam no que deu!

                      E, agora, minha gente, tive uma idéia, cuja inspiração devo aos dissabores (merecidos) e às prisões (também devidas) do ex-governador Sérgio Cabral e toda a gente à sua volta.  Se ele tivesse utilizado o saber, a habilidade, a inteligência que Deus lhe deu, e que seu Pai, a quem conheci nos tempos do Ministro Magalhães Pinto,  lhe terá por certo ensinado através da própria existência e do exemplo...

                     Vamos não só cultuar a Lava-Jato, mas defendê-la, não com armas, mas com o livro e a pregressa experiência que o Povo Soberano do Brasil a acolherá sempre com o deleite e o prazer que é próprio e destinado às boas obras, e não às maracutaias. Saber pelo exemplo alheio será sempre bom se soubermos nos manter longe de figuras como os campeões do ilícito e dos atalhos. Nós todos os conhecemos bem e por isso vamos cultuar o que merece ser considerado como válido e honesto. A vida de quem segue tais princípios é muito mais simples do que aquela dos espertalhões, hoje postos em altos poleiros, mas sentindo próximo o avanço do Bem e da Lava-Jato.  Que os mandões da atualidade não se enganem, nem se iludam. Vamos limpar as cavalariças de Áugeas, porque Hércules já foi desta  para a melhor.


                       Lava-Jato neles, minha gente, porque, por mais que chamem assombrações, o número da gente do bem - ainda que deles busquem debochar - não pára de aumentar! 


( Fonte: O  Globo )



Nenhum comentário: