sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Trudeau vence no Canadá, mas é minoritário


                        
          O Primeiro Ministro Justin Trudeau foi reeleito a 22 de outubro corrente, sem no entanto alcançar a maioria absoluta no Parlamento. Em consequência, terá um governo minoritário. Essa debilidade o obriga a negociar com as demais forças no Parlamento qualquer proposta legislativa. Além disso, enquanto não montar uma aliança estável, corre o risco de ser derrotado em eventual moção de confiança.
               O Partido Liberal, liderado por Trudeau, elegeu 157 deputados, em Parlamento de 338 cadeiras, treze a menos do que a maioria de 170 indispensável para governar sem depender de alianças. Por sua vez, o Partido Conservador - que é o grande opositor - elegeu  121 deputados.
                   As outras três forças políticas, importantes para a eventual sobrevivência política do Premier, são os Novos Democratas (24 deputados), o Bloco do Quebec (32 deputados). e os Verdes, que elegeram três. Existe ainda um deputado independente.
                     No que foi um processo caótico de eleição, enfraquecido  por acusações de ingerência política em questão judicial, ele também apareceu em velhas fotos, em que usava maquiagem para parecer negro. Trudeau admitiu que a conduta é racista, mas que "na época não tinha consciência  disso",
                       De qualquer forma,  os canadenses engoliram com reservas os deslizes do Premier e lhe outorgaram mais um mandato.

( Fonte: O Estado de S. Paulo )



Nenhum comentário: