sexta-feira, 4 de outubro de 2019
Papa Francisco - Queimadas, um problema global
Ontem, Três de Outubro, Papa Francisco disse que os incêndios na Amazônia são um problema global e devem ser enfrentados por todos. Na ocasião, o Santo Padre defendeu que o Sínodo dos Bispos sobre a Região deve propor soluções "antes que seja tarde demais". E, neste contexto, realçou que tal será o centro do debate.
O Sumo Pontífice participou nesta quinta feira, três de outubro de 2019, de uma audiência no Capítulo Geral da União Romana da Ordem de Santa Úrsula e se reportou à situação da Amazônia ao fazer uma análise sobre a situação mundial, "cada vez mais interconectada e habitada por Povos que fazem parte de uma comunidade global".
Cuidado. "Estamos todos mais próximos dos grandes desafios a enfrentar. Hoje, ninguém pode dizer "Isso não me afeta" , completou Francisco.
Durante uma apresentação do Sínodo à imprensa ontem, o Cardeal d. Cláudio Hummes foi na mesma linha. E citou por várias vezes o documento do Papa Laudato Si, que destaca a necessidade de cuidar da Casa Comum.
Moema Miranda, antropóloga e assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), também destaca que a questão ambiental, além da religiosa, deve dominar os debates.
"Francisco vai unir a leitura da fé da Igreja, com a sabedoria dos povos ancestrais e os avanços científicos. O Papa diz que não devemos ser apenas amigos dos indígenas, mas devemos nos deixar evangelizar por eles. Isso é menos progressista de o que defender a ordenação das mulheres? Acho que não."
O Sínodo : livre dos plásticos. Segundo o Cardeal Lorenzo Baldisseri : "Se Greta faz, podemos fazer", que cita a jovem sueca. Dessarte, a organização do Sínodo anunciou que não adotará copos
de plástico e usará bolsas de trabalho de fibra natural.
( Fonte: O Estado de S. Paulo )
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário