domingo, 10 de setembro de 2017

A Morte de Heitor (5ª Parte) Ilíada Canto XXIII (5 - 11; 17 - 23; 42 - 47; 59 -76; 92 - 105)_




Aos Mirmidões não permitiria Aquiles que se espalhassem, mas em meio a  seus companheiros, amantes da guerra, disse: "A vós mirmidões dos corcéis velozes, meus camaradas de fé, não separemos por ora nossos cavalos  de seus carros, mas com esses mesmos cavalos e carros nos acerquemos e choremos por Pátroclo; pois é isto que se deve aos mortos. Então, quando tivermos tomado a nossa medida do lamento profundo, livremos os cavalos de suas peias e vamos todos aqui ceiar juntos. (...) E dentre eles o filho de Peleu  liderava a lamentação, ao colocar as mãos homicidas sobre o peito do companheiro: ave, ó Pátroclos, mesmo na casa de Hades, pois agora mesmo estou cumprindo o que antes te prometera: que eu arrastaria Heitor para cá e o darei aos cães para que cru o devorem, e também de doze  bravos filhos de Troianos eu cortaria as gargantas diante  da tua pira, na minha  cólera por te terem matado. (..) Negando o que lhe pediam (que se lavasse do sangue que o maculava)  Para tanto, por Zeus jurou: Em verdade,  vós que sois o mais alto e o melhor, que a água não chegue perto da minha cabeça antes que haja colocado  Pátroclo no fogo mortuário, e que lhe tenha levantado uma campa, e cortados meus cabelos,  para que não me atinja luto igual ao coração, enquanto eu ainda estiver entre os vivos. (...); o Filho de Peleu, deitado na praia do mar que alto ressoava, gemia  fundo entre os Mirmidões. E quando o sono o colheu, então se acercou o espírito do desafortunado Pátroclos, em tudo como era antes, na altura, no olhar e na voz,  a mesma veste levava. Acima dele pairando, a sua voz lhe disse: Tu dormes, Aquiles, e me esqueceste. Nunca em minha vida  me tiveste longe do pensamento, mas agora que estou morto! Enterre-me com toda pressa, para que eu adentre os portões do Hades.  Os espíritos me mantêm longe, os fantasmas de homem que muito lutaram, nem eles suportam que eu me junte a eles além do rio, mas em vão eu caminho pelos largos portões da casa de Hades. E dá-me tua mão, eu te suplico, pois nunca mais  eu voltarei do Hades, tão logo me tenhas dado o fogo que me é devido.(...) Então em resposta disse-lhe Aquiles, dos pés velozes: Porquê, o cabeça amada, vens até aqui e me encarregas de cada coisa?  Certamente eu as atenderei todas, e prestarei atenção como me determinas. Mas, eu te peço, acerca-te mais; mesmo que seja por um curto espaço que nos abracemos um ao outro, e tomemos a nossa taça cheia de lamentações".  Assim falando, ele estendeu as suas mãos , mas não logrou tomá-las; eis que o espírito, como a fumaça, descera para além da terra, com débil murmúrio. E tomado de espanto, Aquiles num salto se levantou, juntas bateu as mãos,  e disse  expressões de lamentação: "Veja só,mesmo na casa de Hades está o espírito e o fantasma, mas a mente não está aí absolutamente; eis que por toda a noite o espírito do pobre Pátroclos esteve sobre mim, chorando e gemendo, e me encarregou de cada coisa, e era como se fosse ele próprio."

Nenhum comentário: