sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Hillary pede desculpas


          Nesta semana, após longa espera de seus aliados e partidários, Hillary Clinton decidiu afinal por pedir desculpas com relação à questão do servidor de e-mail particular.

         Por haver subestimado a capacidade deste ‘issue’ de envenenar a sua campanha, Hillary optara a princípio por referências en passant à questão como se ela não merecesse maior atenção.

         Há algum tempo gritava aos céus que a sua postura estava errada. Agindo  como se fora algo suscetível de afastar com um toque humorístico, ela cometia sério erro de avaliação, permitindo aos seus adversários que ele fosse hipertrofiado.

         Em entrevista a David Muir, no noticiário da cadeia de tevê ABC, ela reconheceu o erro de avaliação. Assim com respeito ao seu emprego do servido de e-mail particular, enquanto no cargo de Secretária de Estado, Hillary o definiu como ‘um erro’, e acrescentando palavras há muito esperadas por muitos de seus aliados: ‘Lamento o que aconteceu, e assumo a responsabilidade. E estou procurando ser tão transparente quanto possível.’

          Quando o entrevistador Muir lhe perguntou sobre palavras utilizadas por eleitores consultados a seu respeito para descrevê-la como ‘mentirosa’ e ‘inconfiável’, a sra. Clinton reconheceu que ainda tem trabalho pela frente. ‘Obviamente não gosto de ouvir tais qualificações. Estou confiante, no entanto, que pelo fim da campanha as pessoas saberão que podem confiar em mim, e que estou ao lado deles e que eu me empenharei por eles e suas famílias. Agora penso que poderia e deveria ter feito um melhor trabalho respondendo antes a  essas perguntas. Talvez eu não tenha avaliado corretamente a necessidade de fazê-lo.’

         Perguntada se ela por vezes teve dúvidas quanto à sua decisão de concorrer uma vez mais pela Casa Branca, emocionada, a Sra.Clinton reprimiu o choro, reconhecendo que ela o experimentara, antes de se recordar as admoestações da mãe de que ‘lutasse pelo que V. acredita, não importa quão difícil seja’.

        Ainda a propósito da mãe, que morreu em 2011, ela acrescentou: ‘Penso muito nela. Sinto muita falta dela. Desejo muito que ela estivesse aqui comigo.’ Nesse contexto, Hillary acrescentou: ‘Eu não quero só lutar por mim. Quero dizer, eu poderia ter uma ótima vida não sendo presidente. Quero lutar por toda a gente como minha mãe que precisam de alguém do seu lado. E eles precisam de líder que se importe, uma vez mais, a respeito deles. E é isso que estou tentando fazer.’

        Segundo instâncias do partido Democrata estabeleceram, a questão do emprego do servidor particular de e-mail estava abafando tudo o mais que a Sra. Clinton desejava comunicar ao público americano. Essa resistência de referir-se à questão como um ‘erro’,  trazia de volta a sua relutância  em reconhecer o erro ao votar a favor do plano de George Bush de invadir o Iraque. Naquela época, ela preferiu não mudar a própria opinião, o que só ocorreu  com o seu livro de memórias, publicado em 2014, quando escreveu que ‘cometera um erro’ no que tange à invasão do Iraque.

        Mas nessa época o seu rival Barack Obama já tinha sido eleito e reeleito...

          Por fim, tangida pelas circunstâncias, Hillary resolveu admitir o próprio erro de avaliação (ela preferiu utilizar o servidor privado de e-mail do State Department por uma questão de comodidade).

          Mas ela decerto subestimou a capacidade que tem a política americana de magnificar a importância de certos empregos não-convencionais. E o que mais contribui para envenenar um tópico é, por vezes, a negativa continuada...

          O futuro mostrará se a admissão de erro pela candidata será o bastante para afastar a questão ...

 

(  Fonte:  The New York Times  ) 

Nenhum comentário: