quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Palpite Infeliz

                                                

        Cora Rónai escreve hoje em O Globo, sobre a mensagem de Bernie Sanders. Para o leitor desta coluna não será surpresa a minha impressão sobre o rival nas primárias de  Hillary Clinton.
        O Senador pelo Vermont perdeu boa ocasião de ficar calado. Exigir do Brasil isto ou aquilo?  O challenger de Hillary Clinton se esquece em especial: (a) que a época imperialista da diplomacia das canhoneiras, assim como esse tipo de belonave, já desapareceram, seja fisicamente, seja politicamente do quadro das relações da superpotência do  Norte com os países das Américas.
           E logo com o Brasil? Não somos nenhuma republiqueta, nem admitimos interferências estrangeiras.
           Dois ou três conselhos a Mr Bernie Sanders: (a) não se meta a dar conselhos sobre país cuja política e história desconhece, nem os fraseie com linguagem imperialista (exigir?!!);( b) sobre temas estrangeiros, ou escreva com base, conhecendo o assunto, ou se os desconhece, não aceite o que lhe querem impingir. É importante informar-se bem, para não dar opiniões despropositadas e fora da realidade. Assim agindo, evita ser rotulado de tolo, ou de alguém que possa ser instrumentalizado; (c) contei há pouco neste blog algo que tem muito a ver com opinião bastante comum aos americanos, enquanto se trate da América Latina.
            Alto funcionário diplomático americano, lotado na Guatemala, estava sendo transferido para São Paulo. A sua esposa  começou ao perguntar ao marido isto ou aquilo, sobre o que havia ou não havia no Brasil.
            Depois da segunda ou terceira pergunta, o seu marido perdeu um pouco a paciência e disse:
           "Minha cara, tudo que você procura, você irá encontrar em São Paulo, que é a maior cidade brasileira. E não se esqueça que o Brasil é um país soberano..."
           Como se vê,  estou muito de acordo com o parecer de  Cora Rónai...


( Fonte:  O  Globo )

Nenhum comentário: