sábado, 20 de agosto de 2016

Hillary: enfrentando Javert ?

                              

        Apesar de terem fracassado no caminho do FBI - o diretor da Agência, James B. Comey Jr., optara não recomendar acionar judicialmente a Senhora Clinton - os republicanos prosseguem na sua tática de acosso, se possível nos tribunais, à candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton.
        A direção do GOP poderia ser comparada ao Comissário Javert - personagem de Victor Hugo no célebre romance 'Os Miseráveis'  pela maneira implacável com que perseguia o personagem Jean Valjean.
        Mas essa comparação tem  limites. Pois o Comissário Javert, a despeito do caráter implacável, era homem íntegro. Sem poder conciliar a própria visão do crime e a crença de policial honesto quanto à necessidade do castigo, diante da manifesta recuperação do condenado a quem perseguia, somente logrou ao final compatibilizar a dureza da lei com o que seria enorme injustiça levar de volta às galés alguém que já mostrara transcender de muito a respectiva dívida com a sociedade, e por isso, só pode resolver o seu drama pessoal através do suicídio.
         Será por isso que a comparação com o Comissário Javert acaba sendo falha. Pois este Comissário de polícia, com toda a sua intransigência, mostrou, como personagem para a eternidade - assim como o ex-forçado Jean Valjean - que era um homem íntegro, capaz de levar a concepção de Justiça às últimas consequências.
         O Partido Republicano não pode ser comparado ao personagem de Victor Hugo, pois ele mostra, ao final, grandeza e retidão de caráter. Já o antigo partido de Lincoln, através de seus agentes e entidades assemelhadas, trata de remediar, como de hábito, a eventual deficiência em votos, através do acosso judiciário.
          Assim, a organização advocatícia conservadora Vígia Judicial, teve aprovada pelo Juiz Emmet G. Sullivan, da Corte Distrital Federal em Washington, a moção que continua a campanha para atacar o uso pela Sra. Clinton, quando Secretária de Estado, do servidor privado de computador.
          Os republicanos intensificam a sua ação - que pretendem pelo visto levar para a esfera judiciária. O juiz em causa tem mostrado simpatia a pedidos  desse grupo conservador (que perseguiu o Presidente Bill Clinton  durante a sua presidência).  Essa Vigia Judicial  (Judicial Watch)  já entrou com vários processos pleiteando acesso aos anais do Departamento de Estado, com base na Lei de Liberdade de Informação, sobre diversos aspectos da gestão da Senhora Hillary, inclusive do status de emprego da sua assistente, uH   H        Huma  Abedin, e da Chefe de Gabinete, Cheryl D. Mills.
          No acosso judicial que a referida linha auxiliar do Partido Republicano realiza contra a democrata Hillary Clinton, o chefe desse grupo Tom Fitton exprimiu satisfação com mais esse desafio para a candidata democrata (embora não tenha conseguido que a senhora Clinton fosse forçada a uma entrevista pessoal). O juiz, no entanto, obrigou que  venham a depor altos auxiliares da ex-Secretária de Estado, inclusive Ms. Abedin e Ms. Cheryl D. Mills.
           É segredo de Polichinelo que o Partido Republicano teme os Clinton,  não só pelo fato de serem democratas, mas também pela sua força popular e apoio que recebem das muitas minorias estadunidenses.  A apreensão dos republicanos - e de todos aqueles que simpatizem com o GOP - motiva série de ações, judiciais ou não - pelas quais esse estamento que reúne a direita estadunidense busca reforçar a posição das áreas da reação conservadora americana, que se sentem ameaçadas por políticos de orientação progressista, como os Clinton.
            Não foi decerto por acaso que os Clinton - com atitude mais pró-reativa do que o do atual Presidente - têm que enfrentar personagens a mando da área dita conservadora, e que na verdade refletem desígnios - muitos deles, inconfessáveis - da direita americana, que se acha fortemente representada tanto na área judicial, quanto em grupos poderosos como o dos irmãos petroleiros  Koch.


(  Fontes:  The New York Times; Victor Hugo, Les Misérables)

Nenhum comentário: