domingo, 7 de agosto de 2016

Colcha de Retalhos D 33

                                  
Olimpíadas no Rio

       Ver as Olimpíadas no Rio é experiência global (sem trocadilho). Ela não é decerto ilusão tecnológica, embora não se possa compará-la a lá estar. Se a tevê nem sempre satisfaz, o que se poderia dizer da cerimônia de abertura dos jogos, cuja beleza alcançou a todos os cantos do planeta Terra?        
         A mensagem do Catorze-bis do herói (e inventor) brasileiro Santos Dumont quebra com o oligopólio do Primeiro Mundo sobre a informação. Como diria escritor famoso, a verdade se transmitida pelo Primeiro Mundo se tornaria mais crível e acessível. Que o domínio da mídia primeiro-mundista, ainda que pela janela de mega-exposição virtual possa ser quebrado, me parece importante, porque mostra verdades que o tempo teimara em escamotear, como a circunstância de que um brasileiro tenha introduzido a dirigibilidade dos balões e sobretudo dominado a tecnologia da aeronave mais pesada do que o ar - pelo Catorze-bis - em vôo autônomo, que foi visto por milhares de pessoas na Paris da belle époque .   

As meninas do futebol

         Marta e seu esquadrão tem trazido muita alegria ao Engenhão, estádio onde se realizam os jogos de futebol. Ontem voltou a ganhar, com 5x1 sobre a Suécia, antes havida como uma grande força neste torneio.
         Por enquanto, o futebol dos homens patina. Além de perder gols incríveis, como o de Gabriel perante um arco à sua disposição, apresenta um jogo capenga, simbolizado pelos erros de Neymar, o craque - que na última Copa do Mundo esteve meio  desaparecido tecnicamente na seleção. Nada a ver com as grandes performances assinaladas nos jogos da mítica Copa das Confederações.    

A morte de Ivo Pitanguy

           Pitanguy não se deixou confinar pela idade - faleceu com noventa anos - e, por isso, fez questão de participar da cerimônia da tocha olímpica, vindo em cadeira de rodas para estar presente.
           Se o sacrifício foi demasiado para um homem alquebrado, ele também evidencia a sua disposição e vontade de estar presente na evolução do próprio país.
           Foi através dessa disposição que o seu exemplo na cirúrgia plástica se disseminou no planeta Terra, surgindo nos pontos em que menos se poderia imaginar com a sua presença, como exemplo de seu empenho profissional.
           Por isso, o cirurgião Pitanguy - que atuou não só na cirurgia estética, mas também naquela de laboriosa e difícil reconstituição de tecidos atingidos pelos desastres da vida - era um gigante no seu mister, com  presença lembrada nos mais diversos recantos do Planeta Terra.
          Que ele tenha nos deixado ao ensejo da realização no Rio de Janeiro das Olimpíadas constitui um evento a ser lembrado, dada a enorme difusão do trabalho  desse grande médico brasileiro pelos quatro cantos do Planeta Terra.  Que descanse em paz.

Artigo de C. Buarque sobre o tirano Erdogan

              É de recomendar-se a leitura do artigo quinzenal do Senador Cristovam Buarque sobre "O Golpe do Golpe".
              Nele o articulista se ocupa da despudorada instrumentalização pelo tirano Recip T. Erdogan de uma quartelada para desencadear brutal represália na Turquia.  Essa sua ação recorda o golpe de Hitler contra a S.A. (Sturm Abteilung), em 1934, então chefiada por Ernst Roehm, em que se serviu da SS (Schutz Staffeln) de Heinrich Himmler. O então presidente da Alemanha, Marechal Hindenburg, já mentalmente afetado, chegara  a cumprimentar o Fuehrer pela sua atitude.
              Diante de débil reação do Ocidente, Erdogan cinicamente persegue a intelligentsia na Turquia.
              Se é falsa a acusação contra o Hizmet e seu inspirador Fethullah Gullen, surge como muito real a brutal instrumentalização contra o clérigo, que parece retirada das páginas de 1984 de George Orwell.


( Fontes:  O Globo; TV Globo )         

Nenhum comentário: