quinta-feira, 11 de agosto de 2016

E a mídia internacional se diverte...

                        

        Ao ver-se o nível da administração do Governo Temer em matéria de segurança, as confusões que têm repontado são até poucas, apesar de graves.
         Pode imaginar-se que cidade como o Rio de Janeiro tenha quistos em que a soberania brasileira nada garante? Pois junto da Linha Vermelha - próximo ao Galeão e aos viajantes internacionais - existe favela dominada por traficantes que recebe à bala os infelizes que - em geral  - por engano lá adentram.
         Que política de segurança  é esta que pode conviver com o absurdo de núcleo (muito próximo de grande via de acesso da metrópole ) - a chamada Vila do João, já marcada pelo que parece ser domínio de alienígenas, como em tempos medievais, em que existiam feudos controlados por facções adversas da coroa ?
         Quantas vezes já lemos que tal ou qual carro adentrou por engano  espaço inimigo dominado por alguma facção do tráfico, e que em consequência foram metralhadas as pessoas que, por infelicidade, estavam no veículo?  Tudo isso é noticiado, na prática, como aviso aos outros motoristas para que se precavenham em circular por determinadas áreas do Rio de Janeiro!
          Tudo isso consta da mídia, e é divulgado como se fora acidente... Carro de casal se extravia e adentra área de favela, dominada por esta ou aquela facção... Não se diz, mas está implícito que os motoristas deveriam ser mais cuidadosos ao circular pelo Rio de Janeiro.
           É esta Cidade que se quer olímpica onde são tolerados pelas autoridades esses núcleos, que ao contrário do acolhimento de praxe, recebem os visitantes à bala! Que tal gente faça isso, terá de haver uma razão: e esta é o mais do que embaraçoso fato de vivermos em metrópole em que há áreas sobre as quais a autoridade pública não tem  controle. A própria notícia das desgraças é dada sob a implícita escusa de que, por imprudência do carro de passeio - ou seja lá o que for, em termos de transporte urbano - ou ignorância, caíu na trampa do tráfico e de uma reação que seria explicável pela razão muito simples que, palavrório à parte, o Estado não controla sequer o próprio domínio urbano !
             Os moradores do Rio ainda não esqueceram a tomada de área antes sob o domínio do tráfico - o Conjunto do Alemão! Pois os que assistiram a badalada operação viram os mais de trezentos bandidos e assemelhados que fugiam por estrada de terra em caminhonetes, motocicletas, bicicletas e o mais que arranjassem como veículo, na debandada para outros bairros, sem que as forças da Lei, que ali estavam em operação pra-valer e também midiática, tentasse deter os meliantes. Muitos,a pé, literalmente se mandavam, apavorados diante da captura que seria certa se a operação devesse ser completada, como em qualquer outro país que tivesse a séria determinação de por fim àquele valhacouto de bandidos.      
          Há um escritor que atribui boa parte desse comportamento - sério, enquanto midiático, mas permissivo, por motivos insondáveis - ao complexo de vira-lata. Assim, ao supostamente desmontar reduto do temível tráfico,  na mesma operação, por razões insondáveis, que a própria razão desconhece, cria condições para que tais absurdos perdurem, como o tiroteio contra o pessoal da força de segurança aqui vinda para proteger-nos, e ao fluxo de visitantes estrangeiros às Olimpíadas do Rio de Janeiro.                            Assim, as autoridades ditas responsáveis não evitam uma tragédia pela persistência de núcleo de bandidos junto - repito - da Linha Vermelha. E compõem essa inadvertência, pelo descaso de não fazer acompanhar por pessoal enfronhado nas mazelas do Rio de Janeiro, a esses destacamentos de segurança vindos de outros estados, e, por conseguinte, ignaros das reais condições prevalentes na tão hospitaleira Cidade  Maravilhosa...



(Fonte:  O Globo)  

Nenhum comentário: