quinta-feira, 11 de agosto de 2016

As falsas contradições olímpicas

            


        Com a exceção do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que ainda resiste, Lula, Sérgio Cabral et cia. vão sendo levados pelas ondas da história.
        Que a mídia venha agora a chorar lágrimas de crocodilo da pena que diz ter pela não-despoluição da baía da Guanabara,  enquanto volta e meia diz lamentar profundamente a deplorável circunstância de que nada foi feito. Pelo contrário, com a cara-limpa do mau-caratismo os personagens da esfera carioca dizem que não foi possível, amontoando as desculpas usuais de aqueles que prometem, colhem os louros da respectiva falta de caráter, e vão em frente, no rosto o sorriso ambíguo dos que malbaratam o próprio crédito.
        Ao passar pelos arredores de vários esqueletos e prédios universitários, víamos o que restara das obras inacabadas de outra administração - que se gaba não desta, mas de outras dúbias realizações. Estas seriam igualmente para despoluir a baía, esse prodígio da natureza que maravilhava os audazes viajantes dos séculos passados, quando aqui suas naus e veleiros aportavam, vindos sabe-se lá de quantas inclemências do mar-oceano.
        Os espertos-burros - espécie bastante difundida na classe política de Pindorama - pensam iludir os estranjas e o norte-maravilha, com as suas grosseiras imposturas, a que, na modernidade, sóem enfeitar com filmetes tão imaginosos quanto mentirosos, destinados a colher ganhos mediatos e a desmoralização dos pósteros.
         Outros países se serviram desse antigo certamen - que nos vem da antiga Helás - com bons fins e melhores resultados perenes.
         A despoluição da Baía - cujo processo de transformá-la em fossa pública pude ainda, menino, desconhecer como relato em Lembranças de meu tio Adolpho, mergulhando nas vizinhanças do saco de são Francisco,com as suas águas então límpidas - perdeu, portanto, mais essa batalha, que os papalvos nas várias administrações se serviram para conseguir o que ambicionavam, sem nada fazer em contrapartida.
          Agora, como diziam os meus antepassados que hoje dormem profundamente, olham sanhudos para aqueles que enganaram, pensando terem ganho a parada. Coitados! apenas consolidaram a má-fama de maus caráteres, aquele que se chamava de esperto-burro...
          Não sei se foi a desídia, o inato mau-caratismo, ou a simples ancestral burrice que os fez perder essa gorda, nédia, luzente oportunidade de restaurar a Guanabara às luzentes primícias dos tempos de outrora, quando a gente ainda era pouca !
           Em breve, os sucessores a transformarão em larga fossa ao ar livre, assoreada por poluição e desídia, onde só moréias e outros gentis bichos do gênero poderão circular por suas rasas, pútridas e mal-cheirosas águas!
           A Guanabara continuará linda, mas só à distância, e nenhuma outra autoridade sequer terá a épica coragem de mergulhar no seu fétido espelho! A brava gente brasileira terá então realizado outra anti-proeza - de que Hércules não quer nem saber ...


( Fontes: Manuel Bandeira; Lembranças de meu tio Adolpho) . 

Nenhum comentário: