terça-feira, 20 de junho de 2017

Teste para o Governo Trump

                       
      Como o representante do 6º distrito congressual foi convocado pelo presidente Donald Trump para ser secretário da Saúde, ora se realiza na Georgia uma eleição suplementar.
       Defrontam-se a republicana, Karen Handel, e o democrata Jon Ossoff, que disputam a sucessão de Tom Price, escolhido pelo presidente para compor o seu gabinete.

        Diante da baixa popularidade do 45º presidente, importantes fundos foram e estão sendo investidos pelo Partido Democrata, para aproveitar a queda de Trump nas pesquisas. Antecipando-se ao que pensavam ver como oportunidade de lograr derrota política ao presidente, muitos recursos têm sido canalizados pelos democratas com vistas à difícil tentativa de que um democrata venha a ocupar assento na Câmara de Representantes, havido em geral como seguro para o GOP.
          No entanto, os democratas entrevêem chance de mudar a escrita dessa cadeira. Tal se deve, notadamente, à baixa popularidade do Presidente, à sua atuação errática, e ao respectivo envolvimento pelas malhas das investigações por causa da alegada colusão com a Federação Russa, que vem causando uma série de problemas judiciais para o republicano Trump, que tem agora já a examiná-lo sob o ponto de vista judicial um Delegado especial.
            E quem o está investigando é um ex-diretor do FBI, o respeitado Robert S. Mueller III, que é funcionário de alta competência, e que goza de muito respeito em Washington.

             Pode ser, por conseguinte, que esta falante inação do Presidente, aliada a inegável disposição para o litígio, venha a passar para os eleitores uma impressão negativa, diante de sua incapacidade aparente de apresentar agenda positiva para o país.  Nesse sentido, se poderia dizer sem medo de errar que o presidente Trump, pela própria atitude, atuação e atividades descoordenadas é o principal fautor da sua baixa nos índices de pesquisa da aceitação pelo povo americano.
                Por isso, o Partido Democrata e o candidato a deputado Jon Ossoff conhecem da estreita janela de oportunidade de que desfrutam. Pois o representante democrata tem no Presidente Donald J. Trump o seu maior cabo eleitoral, ainda que às avessas.
                 Se Ossoff sentar em cadeira normalmente reservada aos republicanos, o estado da Georgia estará dando senhora demonstração da aguda crise de popularidade que atravessa a presidência Trump. Em outras palavras, seriissimo sinal de alarme para o estamento republicano quanto às atuais perspectivas da Presidência Trump, e dos perigos que sóem cercar mandatários com baixos índices de aceitação pelo Povo americano.


( Fonte:  The Washington Post ) 

Nenhum comentário: