terça-feira, 6 de junho de 2017

Colcha de Retalhos E 20

                        

O presidente Trump (1)


           A Casa Branca informou que o Presidente não fará objeção ao comparecimento do antigo Diretor do FBI, Mr James B. Comey, que deverá responder a questões relacionadas com a sua exoneração pelo 45º presidente.

             Como Trump não se valerá da possibilidade de invocar "privilégio executivo", para tentar impedir o testemunho de Comey - que poderá mencionar a alegada tentativa de Trump de constranger o então  diretor do FBI a não levar avante tanto o seu intento de investigar Michael T.Flynn, então assessor de segurança nacional, quanto a garantir-lhe a própria lealdade, o que diante da autonomia legal do FBI Comey se recusou a dar.

             Por isso, a Administração Trump não se pejou de encenar a fantasia de que o presidente o havia demitido pela maneira em que procedera na questão dos e-mails de Hillary Clinton, recusando-se a responsabilizá-la penalmente...


 O presidente Trump (2)


                 Fontes atribuem à influência do Presidente Donald Trump, na sua recente visita à península arábica - ocasião em que derramou elogios para algumas odientas ditaduras - a circunstância do radical cerco em termos de comunicação ao reino do Qattar, alegadamente pelo seu suposto apoio a ideologias radicais, de seus vizinhos naquela península.



Leituras recentes           


                Ainda que com certo atraso, recomendo vivamente aos que acompanham o papel da Federação Russa na política estadunidense - no que tange à última eleição presidencial - o artigo publicado pela New Yorker, e assinado por Evan Osnos, David Remnick e Joshua Yaffa.

                    Dada a extensão da matéria em apreço, ela está em esfera de interesse até certo ponto comparável  ao livro de Karen Dawisha (Putin's Kleptocracy) e o de Masha Gessen ( The Man without a Face ). Aquele, com ênfase no viés financeiro, e este último, concernente à fase de crescimento do político Vladimir Putin.



( Fontes: The New York Times,  The New Yorker)

Nenhum comentário: