sábado, 24 de junho de 2017

A fabricada crise do Catar

                              
        O pequeno Catar, sob o argumento de pôr fim à política externa dita intervencionista  se vê instado por quatro países sunitas (Arábia Saudita, Egito, Bahrein e Emirados ÁrabesUnidos) a cumprir uma lista de treze exigências, em um modelo que recorda a diplomacia do século XIX.

       Dentre as exigências da coalizão se incluem o fechamento da emissora de televisão Al-Jazeera, a redução dos laços com o Irã, o fechamento de base militar turca.

         Doha reagiu, rejeitando as acusações de interferência  nas questões dos países vizinhos.  O viés é bastante reminiscente de um clima de relações de império tratando com helotas coloniais..
  
       O Catar vê a influência militarista (fechamento da base da Turquia), assim como um viés anti - xiita.  As exigências dos países da aliança anti-Catar se inserem na oposição aos xiitas, partindo de poderes sunitas.

          Por outro lado, a exigência de fechar al-Jazeera, emissora de tevê que modernizou a comunicação e as informações para o mundo árabe, tem um vezo reminiscente do progressivismo ... neardenthal.


( Fonte:  O Estado de S. Paulo )  

Nenhum comentário: