sexta-feira, 30 de junho de 2017

Real significado do Trumpcare

                            
       Os republicanos deblateraram  por seis anos contra o que chamam de Obamacare, isto é, o Programa de atendimento médico custeável para o Povo americano  (ACA).
       Nesse contexto, é muito interessante e esclarecedor  ler o artigo do Prêmio Nobel Paul Krugman cujo título é : Entendendo a Crueldade Republicana.
       Em resumo, o que vai provocar o chamado Trumpcare? Perder a cobertura sanitária, mormente se a pessoa é mais velha, tem problemas de saúde e/ou não dispõe dos recursos financeiros necessários para tratar da enfermidade.  Atendido o fato de que os Americanos com tais características são precisamente as pessoas visadas pela legislação do GOP, dezenas de milhares terão de enfrentar tal pesadelo.
        Entrementes, no jogo cruel da legislação republicana - beneficiar os ricos e onerar os pobres - os impostos sobre a minoria rica serão ou cortados, ou zerados. Dentro do imundo programa de fazer os pobres pagarem pela isenção dos ricos, se acresce a certeza de que a renda para os ricos aumentará por cerca de 2% apenas.
         Temos, portanto, pela frente a cínica imposição de muito sofrimento - haverá cerca de duzentas mil mortes, que o ACA de Obama impediria - e tudo isso para dar aos ricaços o que, em fim de contas, não passará de um pouco mais de dólares nos seus bolsos já bem forrados.
         As pesquisas de opinião mostram enorme oposição popular, mesmo na ignorância do nível de crueldade da lei.
          Diante da estupidez da legislação do GOP,  e dos anos passados vituperando contra o Obamacare,  quando surge para a bancada republicana a oportunidade de derrogar a detestada legislação, agora, no poder, como justificar essa derrogação se o Obamacare tem sido um grande sucesso em termos de apoio médico e hospitalar ao povo americano?
          E Krugman chega à sua conclusão: os republicanos, graças ao próprio oportunismo político e desonestidade, se meteram pela iniciativa de se posicionarem em um viés que os faz parecer cruéis e imorais - e tal porque justamente eles o são na verdade...
           E na realidade temos de volta a velha estória contada por Mitt Romney, então candidato republicano em 2012, contra Barack Obama, para os grandes financiadores de campanha. Na seleta reunião, o barman era democrata, e passou adiante a visão de Romney, quanto à circunstância de que maciça maioria dos eleitores democratas receberiam subsídios de tio Sam...
           A divulgação desta mentira republicana serviria para reforçar a conscientização do Povo americano, e a derrotar Mitt Romney...
            Nesse sentido, Paul Krugman é bastante explícito: os republicanos partem de uma linha básica de crueldade contra os menos afortunados, de hostilidade contra qualquer plano que proteja as famílias contra as catástrofes da vida.
            Por isso, não há nada de novo acerca deste Plano do GOP. O que ele faz é punir os pobres e a classe trabalhadora, cortar os impostos sobre os ricos. Segundo Krugman esta é a direção básica de qualquer proposta republicana.
            A única diferença desta vez é que, por força das circunstâncias e da necessidade de revogarem uma boa lei, que atende aos propósitos da sociedade em geral, os republicanos não mais podem se esconder em uma linguagem técnica e enganosa. Agora, pelas circunstâncias, de mostrar o monstro  que devem impingir à sociedade americana.


(Fontes:  The New York Times,  coluna de Paul Krugman)    

Nenhum comentário: