quinta-feira, 29 de junho de 2017

As manobras de Renan

                          
      Renan Calheiros teria várias razões para sair do governo Temer. A principal é a situação política do clã Calheiros nas Alagoas. Nesse contexto, tudo será feito para alcançar a anelada salvação politica. E para atingi-la,  Renan não duvida que tal salvação ele a empolgará em aliança de conveniência com Lula da Silva.
       Os seus ataques, cada vez mais virulentos contra o Presidente Michel Temer, na verdade miram a própria sobrevivência na política do estado natal dele como chefe político. Neste momento, Lula para ele é a salvação.         
       Assim, segundo Vera Magalhães,  por trás daquele sinistro sorrisinho, Renan selou tácita aliança com o ex-presidente Lula da Silva e o PT. Eis o escopo: minar o governo de seu correligionário, apostando na volta do petista em eleições diretas antecipadas, ou na chance de que ele seja candidato forte em 2018.
        Embora enfrentando enorme rejeição pelos inúmeros processos a que responde na Lava-Jato, Lula é ainda cabo eleitoral forte no Nordeste, base eleitoral do clã Calheiros.
        Dessarte, a presença do ex-presidente no palanque de Renan - pai e filho - e já negociada nos bastidores e por isso já motivando  o pacote de ataques a Temer, seria vista com importante, não fora para assegurar a sobrevivência da família no condomínio político do Estado, um dos mais pobres da República.
         Assim, os acontecimentos se amontoaram. De um lado, o Planalto, de olho na aliança Renan-PT, resolveu sair da passividade diante dos ataques de Renan, e autorizou o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR) a coletar assinaturas para destituir o antigo aliado da aliança do partido.
         Como a política, sobremodo nesse tempo de crise anda depresa, e é mutável na aparência como as nuvens (V.o Senador Magalhães Pinto, de augusta memória) Renan já resolveu deixar a liderança, e sem maior constrangimento ataca Temer (enquanto recebe abraços de Lindbergh Farias (PT-RJ)...


( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: