terça-feira, 27 de junho de 2017

A 'Maioria' Conservadora de May

                    
        Theresa May com sorriso forçado cumprimenta a liderança do DUP (Partido Unionista Democrático). É um pequeno partido da Irlanda do Norte, linha duríssima, cujos dez deputados são vitais para assegurar a maioria que por uma eleição antecipada, convocada em temerária manobra por Theresa May, lhe arrancou a maioria anterior e pode até criar-lhe ulteriores problemas que acabem por afastá-la da liderança, e por conseguinte do governo.
         Houve protestos na oposição. Gerry Adams que lidera o Sinn Fein irlandês, criticou o acordo que, segundo ele, tende a criar condições para o retorno de uma fronteira física entre  a Irlanda do Norte, integrante do Reino Unido, e a República da Irlanda, independente.
          Também o trabalhista Jeremy Corbyn, cujo prestígio cresceu muito, afirmou inegável verdade: o acordo entre a May e o DUP "não vai no sentido nacional". Além da conveniência de momento, nada liga o DUP ao Partido Conservador.
            Como não é uma coalizão - o DUP não terá cargos no gabinete - a fidelidade desse pequeno partido será cimentada com grandes obras em infraestrutura (um bilhão de libras), que muitos ingleses julgam preço demasiado caro para pagar pelo colossal erro da May.


( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: