terça-feira, 27 de junho de 2017

A 'Bondade' do PCC

                    
       Liu Xiaobo, como muitos se hão de lembrar, é Prêmio Nobel da Paz, que foi concedido pelo comitê da pequena Noruega por ter sido o principal inspirador da Carta 08, um manifesto que defendia a adoção da demo-cracia na China.
       Pela 'ousadia' da proposta, Liu pagou muito caro. Detido no ano anterior - o Nobel lhe foi concedido em 2010 - fora condenado por sub- versão já em 2009 à pena de onze anos de prisão firme em enxovia interiorana.
       Faltavam ainda três anos para que cumprisse a pena - a sua esposa Liu Xia se acha na prática em cárcere privado, e o isolamento forçado em que vive lhe trouxe depressão e problemas cardíacos.  No entanto, o padecimento de Liu Xiaobo aumenta. Acha-se  sob tratamento em hospital de Shenyang (província de Liaoning), e o câncer no fígado é diagnosticado como terminal.   
          O apavoramento da ditadura do PCC  diante de qualquer propósito de lenta reforma política e constitucional causa esse tipo de reação, que lembra os tempos do ancien régime, e do próprio Marquês de Beccaria - Cesare Bonesana (1738 - 1794). Ele trouxe o iluminismo jurídico para Milão e a Itália, com o seu magistral livro Dei Delitti e delle Penne.
         O mais estranho é que a última imperatriz chinesa Ci Xi (1835 -  1908) introduziu o embrião de regime constitucional na China imperial. Pena é que estava em fim de reinado (começos do século XX) e a China iria virar outra coisa nos séculos XX e XXI.
          O comitê da Noruega, que concedera a Liu o Nobel da Paz, sofreria muitas pressões das autoridades chinesas. Essas ficaram tão nervosas que, além de não haver permitido qualquer tradição do prêmio, a única maneira de celebrá-lo pelos organizadores foi através da cadeira vazia, e de uma bandeirinha chinesa. 
          

(Fontes: Marquês de Beccaria, Dei Delitti e delle Penne; Chang Jung - Empress Dowager Ci Xi) 

Nenhum comentário: