quarta-feira, 18 de maio de 2016

Juiz Moro condena José Dirceu

                        


         O Juiz Sérgio Moro condena José Dirceu, que já foi réu do Mensalão, que é o ur-inquérito[1] da Administração Lula, a 23 anos e três meses de prisão.
         O início dessa longa pena será em regime fechado.
          Qual será a reação do ex-segundo de Lula da Silva, que ao estourar o escândalo do chamado Mensalão, preferiu não cooperar com a magistratura? E, então não se sabia, mas este era apenas o primeiro deslize do governo petista. Outros mais graves seriam expostos mais tarde, como o Petrolão e o cacho dos deslindados pela Lava-Jato.
          Entrementes, enquanto o Partido dos Trabalhadores sofre os embates de tantos tropeços - o que supera os demais em termos de ruptura do poder é claramente o impeachment de Dilma Rousseff  - o que se pergunta é por quanto tempo o militante José Dirceu manterá o silêncio.
          A era petista se iniciara sob um dúbio signo, que foi o assassínio de Celso Daniel.
           Há pouco, iniciaram-se os 180 dias  do prazo para o julgamento pelo Senado Federal que determinará sobre o destino do mandato da Presidente Dilma Vana Rousseff.
            Por sua vez, o governo provisório de Michel Temer dispõe de meio ano para dizer-nos ao que veio.
            Excluída a minoria petista, e os movimentos ancilares, na sopa de letras dos grupamentos sociais, antes alimentados pela intermediação petista, a expectativa da Nação é de que o Presidente interino responda aos seus melhores anseios.
            Observam-no também - excetuado o governo de Macri na Argentina, e quiçá o chileno e o peruano - à maneira das aves negras, do bico adunco, os chamados bolivarianos. Os com melhor memória terão muito presente o que disse o então Presidente R. Nixon a um ditador brasileiro - nos jardins da Casa Branca - sobre a influência brasileira no subcontinente.
             Por isso, parafraseando Carlos Drummond de Andrade, seria o caso de dizer:
               Minha gente, boca presa, que o Porvir evém chegando...
              
               Mas o verso do Poeta admite diversas interpretações. Será que o Magistrado, com a dureza da sentença, sinaliza outros rumos?

(Fontes:Carlos Drummond de Andrade, Caso do Vestido; Site de O Globo)



[1] ur é um prefixo de origem germânica que indica antiguidade.

Nenhum comentário: