sexta-feira, 6 de maio de 2016

Como ver os candidatos ?

                              

         Enquanto Donald Trump estaria sozinho no campo republicano, a situação de Hillary Clinton não seria a mesma. Com efeito, Bernie Sanders é candidato tão tenaz, quanto teimoso. A par disso, embora as suas  vitórias em primárias não lhe garantam, na aparência, possibilidade de chegar a Filadelfia em condições de disputar a Convenção, enquanto estiver vivo politicamente e ganhar primárias, como a última em Indiana, está fora de questão, por motivos óbvios, a sua saída da liça presidencial.
         De qualquer forma, os analistas políticos costumam fazer cotejos entre Trump e Clinton, prejulgando uma decisão que ainda tardará bastante, dado o número de estados que realizarão primárias.
         Como Sanders, que, na verdade não pertence a partido algum, constituindo aquilo que os americanos chamam de independente, ele não perderá a oportunidade de incomodar a front-runner. As vitórias para ele  em diversas das disputas programadas representarão ulteriores oportunidades de importunar e mesmo de tentar enfraquecer a candidata que já dispõe de vantagem inatingível.
          No entanto, na sua irritação contra a adversária, ele agora procura, ao invés dos meios que o habilitassem a chegar em posição de força à convenção,  alinhar uma série de vitórias que expusesse as supostas fraquezas de Hillary, ou que até mesmo reforçasse a sua possível - mas não provável por ora - presença na chapa democrática.
           Depois dos dardos, das indiretas e diretas lançadas contra a candidata em vantagem, semelha difícil justificar a  inclusão na chapa  para alguém que já pôs em dúvida a capacidade da adversária em governar...
            É lógico que a política costuma ser vista como a arte de conciliar-se, e mesmo de engolir sapos, mas mesmo assim tal perspectiva semelha aqui assaz difícil. Sem embargo, já houve 'casamentos' mais incôngruos do que este, para que alguém se anime a excluir por inteiro tal possibilidade.
            De qualquer forma, as primárias se tornaram para Hillary uma maneira de induzi-la a conviver com várias realidades, e até mesmo na Califórnia, sendo o maior colégio eleitoral e, portanto, colocando a necessidade de aí afirmar-se vitoriosamente, para afastar dúvidas e afirmar a própria primazia.
            É também evidente que, enquanto continuarem as primárias, mesmo sem aparente função específica, Hillary carece de estar muito atenta, pois todos os olhares - ou quase todos - tentarão pela enésima vez avaliá-la. É um jogo que parece tolo, mas que pode ser tão perigoso quanto cruel. E só a circunstância de poder atravessá-las indene, representará meio caminho andado para a jornada de inevitável cotejo com o adversário republicano.



( Fonte: The New York Times )

Nenhum comentário: