domingo, 1 de maio de 2016

Colcha de Retalhos D 19

                              

Destituído o titular da Pasta da Alimentação                 

        A Assembléia Nacional, onde a Oposição tem maioria, determinou o afastamento do Ministro da Alimentação, Rodolfo Marco Torres. O ato foi motivado pela geral falta de alimentos na Venezuela, que é consequência da inflação e da má-distribuição de gêneros essenciais.
         Os protestos contra o desgoverno chavista e a anarquia presidida por Nicolás Maduro estão criando o caos em várias áreas, sob as causas mais diversas. Cortes de luz que ultrapassavam 24 horas de duração equivalem à perda de grande parte de alimentos perecíveis armazenados.
         A cínica ineficiência dos órgãos de administração chavista chega a culpar os protestos a um "alegado plano de desestabilização", quando o que existe realmente é o colapso do Estado, seja pela corrupção, seja pela inépcia.
          Daí, se sucedem atos contra entrepostos e lojas comerciais, que chegam ao saqueio.  O Governador de Zulia, Arias Cárdenas chegou a declarar  que "grupos de extrema direita financiam estes atos (de saqueio)".

A destituição de Francisco Maduro

           Já começou, por outro lado, a coleta de assinaturas de eleitores para destituir da presidência da república o Presidente Francisco Maduro.
            Como se sabe, a Constituição venezuelana contempla, sob determinadas condições, o exercício do "recall", que é um instituto constitucional de origem estadunidense, e que foi usado por duas vezes sem êxito contra o Presidente Hugo Chávez.
            A situação dramática da crise venezuelana e o manifesto desgoverno de Francisco Maduro tendem a criar situação bastante favorável para a revogação do mandato do presidente Maduro.


O  Legado das Olimpíadas

              Há demasiada demagogia em relação à concessão de vantagens para o operário brasileiro, mas as estatísticas mostram que existe muita verbosidade nessa atuação e pouca eficácia.
               Parece-me bastante embaraçoso para as autoridades responsáveis que para as obras da Rio-2016, vale dizer a Olimpíada, estão já contabilizadas onze mortes de operários.
               Essas perdas ocorreram entre janeiro de 2013 e março de 2016. Quais as causas principais desse número de acidentes fatais?
                Dentre as mais prováveis, está a pressa em cumprir com o calendário, assumindo por vezes riscos inadmissiveis para a segurança dos trabalhadores.
                 Note-se, por outro lado que a superintendência encarregada realizou 260 ações de fiscalização nas obras relacionadas com os Jogos Olímpicos, o que resultou em 1.670 autos de infração e 38 interdições.
                  Procurada, a Concessionária Rio - Barra, responsável pelo metrô, informou que mantém  "rigorosos procedimentos de segurança", e que em todos os canteiros dispõe de técnicos de segurança acompanhando os trabalhos. 


( Fontes:Estado de S. Paulo, O Globo, Folha de S. Paulo) 

Nenhum comentário: