quinta-feira, 12 de maio de 2016

Dilma Afastada

                                           

       Por larga maioria, 55 votos contra 22 , Dilma Rousseff foi afastada. .  Enquanto funciona o governo provisório presidido por Michel Temer,  decorre o prazo de julgamento.
       Na noite de ontem e na madrugada de hoje, o Senado Federal  aprovou a admissibilidade do afastamento da Presidente, com vistas a que se proceda ao juízo da governante Dilma Rousseff, dentro de cerca de  180 dias.
       Nesta segunda experiência do impeachment no Brasil (a primeira foi com o presidente Fernando Collor) não se trata só do afastamento de Dilma Rousseff, mas também do esquema de governança do lulo-petismo, que introduziu, com os chamados movimentos sociais (a maior parte financiada com dinheiro público), o modelo sindicalista, com muitas semelhanças ao peronista (Argentina) e ao bolivariano (Venezuela).
       Enquanto o peronista foi afastado pelas urnas, o bolivariano, sob a chefia do inepto Nicolás Maduro se debate em crise que aparenta ser terminal.
        No Brasil, foi a corrupção o principal coveiro do poder lulista, com as pedaladas do governo Dilma, associada a vários tipos do artigo 171: o estelionato eleitoral do pleito de 2014, os escândalos do Petrolão e do Mensalão, entre outros.
         Apesar da estridente banda de música do PT, é grande o apoio popular ao impeachment e à perspectiva que oferece de governo menos incompetente e não-envolvido em escândalos, como os que têm sido sinalizados, acusados e punidos, pela Operação Lava-Jato, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o Juiz Sérgio Moro.
         É  de esperar-se que o Governo provisório de Michel Temer comece a limpar as cavalariças de Áugeas, principie a recuperação de nossas finanças, mantenha e reforce a democracia, evitando e coibindo, quando for o caso, as provocações dos chamados movimentos sociais, pois se o direito de demonstração pública é parte integrante da democracia, ele não deve ser adulterado, nem corrompido, dirigindo-se a cercear o direito da população de circular livremente pelas vias públicas, nem a atrapalhar de qualquer forma o direito de todos de viver em sociedade.
        Com o fim - esperemos - da política de aparelhamento do Estado, procedida por todos esses anos com tanto diligência partidária pelo PT de Lula, que o governo provisório de Michel Temer dê o bilhete azul a esses emboabas do poder.  Vamos ter respeito pelo contribuinte, e vamos tratar de dar significado concreto aos milhões de reais que se arrecadam, não mais para engordar as bolsas partidárias, mas para melhorar a vida das comunidades, com saneamento básico - que melhor remédio instrumental para combater essas terriveis endemias que passaram a acrescentar a urgência, com o mosquito Aedes Aegypti, a dengue, o chicungunha, e a terrível zika, de realizar  a limpeza das favelas, a criação de áreas saneadas, em que os seus moradores  se transformem em reais comunidades, e passem a ter  existência digna, livre dessas terríveis doenças da pobreza.
           Não se pode virar a página de tantos malfeitos em passe de mágica, mas com o combate ao maior dos males do subdesenvolvimento, que é a corrupção. Que possamos iniciar  batalha digna, sem mágicas, com trabalho e sobretudo correção, para que se vire a página deste país abençoado pela Natureza, e amaldiçoado por tantos governos, que não pensaram na coisa pública, a Republica, que clama há anos e décadas por atenção, trabalho e justiça -  não para uns poucos, mas para todos, na Pátria grande que deve ser o Brasil.

           E antes que seja tarde, tampouco nos esqueçamos de arquivar para sempre a política dos coronéis, porque é impositiva e antidemocrática, põe o favorecido (ou a favorecida) no lugar que só deve ser preenchido pelo voto popular, sem indicações nem padrinhos
           Com efeito, se algo o Brasil carece de superar com presteza é essa  política - pouco importa a sua vestimenta e extração social -  sobretudo pelo que tem de arregimentação indevida e  cínico travestimento da Democracia.

Nenhum comentário: