quarta-feira, 4 de maio de 2016

Afinal Janot denuncia Lula

                              

        A principal ação do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, divulgada ontem à noite, foi a denúncia contra o ex-Presidente Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal por tramar a compra do silêncio do ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró. A acusação em tela, portanto, é de obstrução de Justiça. A esse respeito, o PGR Rodrigo Janot declara que há provas de negociação do silêncio de Cerveró, além da delação do Senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS).
       O Procurador pediu ainda a inclusão de Luiz Inacio Lula da Silva e outros vinte e nove no principal inquérito no Supremo Tribunal Federal. Para Janot, segundo declarou, o petrolão "jamais poderia ter funcionado  por tantos anos e de uma forma tão ampla e agressiva no âmbito do governo federal sem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dela participasse."
        O Procurador-Geral também pediu abertura de inquérito sobre a Presidente Dilma Rousseff, o ex-Presidente Lula da Silva e o Ministro José Eduardo Cardozo, Advogado-Geral-da União (AGU) por suposta tentativa de obstrução da Justiça. Tais providências foram tomadas um dia depois de o PGR Rodrigo Janot pedir abertura de investigação sobre o Senador Aécio Neves (PSDB).
         É de assinalar-se que o ex-presidente já foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica na aquisição do triplex no Guarujá. A denúncia foi remetida ao juiz Sérgio Moro, que também investiga Lula. Mas a análise  do caso pelo juiz Moro está suspensa pelo Supremo, sem data para ser julgada.
         Em outra frente de investigação, no chamado inquérito-mãe da Operação Lava-Jato que tramita no STF e apura o crime  de organização criminosa, Janot fez duras acusações ao ex-presidente, considerado peça-chave  para o esquema de corrupção na Petrobrás.
        E nos autos desse processo está a assertiva já referida acima, do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot: "Pelo panorama dos elementos probatórios colhidos até aqui e descritos ao longo dessa manifestação, essa organização criminosa jamais  poderia ter funcionado por tantos anos e de uma forma tão ampla e agressiva no âmbito do governo federal sem que o ex-presidente Lula dela participasse."


 (Fontes: O Estado de S. Paulo, O Globo, Folha de S. Paulo)         

Nenhum comentário: