sábado, 7 de julho de 2018

Tratamento cruel a crianças inocentes


                              

         A boçalidade da Administração Trump continua a criar dificuldades para crianças inocentes, dentro da política fascistóide dita de tolerância zero.      
          Os boçais costumam ser burros, mas no caso dessa trapalhona Administração republicana há um limite para a má-fé, quando ela adentra a área de crimes contra a Humanidade.
          A Justiça americana em boa hora estabeleceu prazos para que as famílias separadas na fronteira dos Estados Unidos com o México, por determinação do governo estadunidense, sejam reunidas o mais breve possivel.
          Há ainda três mil crianças sob custódia, e cerca de cem têm menos de cinco anos e teriam de ser devolvidas até terça-feira, dia dez de julho. Já as maiores terão de ser reunidas aos pais até o dia 26.
          Só em mentes torpes, com uma visão distorcida da realidade que hajam acreditado como humanamente factível separar por tanto tempo os próprios filhos de seus genitores.
          Por outro lado, o anúncio de 5 de julho, quinta-feira, de que seriam empregados testes de DNA para confirmar os vínculos familiares, levou advogados de imigrantes a protestarem, dizendo que os registros poderiam ser usados para rastrear imigrantes ilegais por tempo indefinido.
           Esse trabalho é complicado pelo fato de que duas agências federais cuidaram da detenção e guarda dos imigrantes e, de inicio, não compartilharam os registros. Na sexta-feira, a direção do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS), que ficou com a guarda das crianças e está agora encarregada da reunião familiar, pediu ajuda aos trabalhadores da saúde pública federal para a realização de uma extensa pesquisa manual dos registros.
            Segundo a Agência, é necessário rever os documentos originais de todas as crianças sob custódia federal "para verificar se aquelas que estão em nossos abrigos estão separadas dos pais".
           Isso envolveu rever os documentos de doze mil crianças para determinar quais foram separadas dos pais pelas autoridades e as que chegaram aos Estados Unidos sem um dos pais ou outro parente.
            Mas a leviandade de Trump  poderá ter outras consequências. A tentativa apressada para confirmar as identidades, os locais, e os vínculos familiares deixa claro o que os advogados de imigrantes disseram desde o início, alertando para as potenciais dificuldades da política de tolerância zero adotada pelo governo Trump. As medidas foram anunciadas praticamente sem aviso prévio e, aparentemente, sem um planejamento para resolver seus impactos mais abrangentes.
              Em entrevistas com funcionários da área federal, advogados que defendem imigrantes e operadores dos abrigos, que estão mais próximos do processo, levantaram dúvidas quando foi afirmado no início que as autoridades federais se responsabilizariam pelos locais em que ficariam os pais e as crianças depois de serem separados.
                Na verdade, a agência da HHS encarregada de supervisionar o atendimento das crianças imigrantes, i.e. o Office of Refugee Resettlement, realizou os procedimentos, que incluíram pulseiras de identificação, emissão de números de registro e um livro de bordo (sic) para manter os registros de pais e filhos reunidos.
                Contudo, essas precauções foram prejudicadas em alguns casos pela outra agência federal que se encarregou da custódia dos imigrantes detidos nas primeiras 72 horas após cruzarem a fronteira, a Agência Alfandegária e de Proteção das Fronteiras. Em centenas de casos,os agentes apagaram os registros iniciais em que pais e filhos foram listados como uma família, com um "número de identificação familiar", disseram os dois funcionários do Departamento de Segurança Interna. Como resultado, os pais e as crianças que aparecem nos computadores das agências federais parecem não ter vínculos entre si.
                   Ao transcrever as linhas acima, se tem uma idéia bastante precisa da imprecisão e das confusões da burocracia, que, por vezo profissional, muita vez querem reter o controle sobre a informação, sem atentar para o fator humano envolvido, a necessidade de conservar o vínculo familiar e do casal de genitores com a sua descendência, de modo a evitar justamente essa enorme confusão que é  decorrência de uma ordem estúpida, que sequer tratara de aprofundar, antes de que ela fosse emitida, das possíveis confusões que uma determinação abrangendo tão grande de pessoas estava necessariamente fadada a provocar.
                     Mas quiçá por duas razões principais nenhuma atenção foi dada a tais medidas humanas que, cuidando do interesse de todos, pouparia também aos fautores da ordem muitas críticas (todas elas fundadas) e sobretudo aos pobres infelizes, especialmente as crianças envolvidas, um inútil sofrimento pelas suas consequências. Dentre essas, não se esqueça a possibilidade de maus tratos e de outras atenções que se ouso presumir em um universo tão amplo que a boçalidade da atual chefia suprema sequer terá pensado na respectiva possibilidade.
                       Todas aquelas crianças que sofrerem traumas, sejam físicos, sejam psíquicos, e que adquiram problemas psicológicos ou mesmo outros, que prefiro não mencionar, estão condenadas a um sofrimento inútil e estúpido, mas que não se esqueça que o mal feito a alguém inocente ou em tenra idade pode ter outras e mais sérias consequências, inclusive na responsabilização de todos esses indivíduos despreparados para a governança dos Estados, a começar por Mr Donald Trump, que em má hora assumiu a presidência dos Estados Unidos.
                    
( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nota: Obviamente, muitas das observações e ilações a respeito dessa malfadada operação contra os pobres imigrantes e, em especialmente, as que atingem a crianças inocentes, vítimas da burocracia e do mais alto burocrata hoje em funções nos Estados Unidos, não se encontram nos jornais, mas sim em minha experiência de cinquenta anos na diplomacia e na dura tarefa de observar o Poder e o que dele fazem alguns seres humanos.
   

Nenhum comentário: