sábado, 7 de julho de 2018

Escorregão do prefeito Crivella


                    
         Será que Marcelo Crivella não sabe da laicidade das instituições públicas do Estado do Rio de Janeiro? Ora, direis, isso é elementar nas constituições republicanas.
        
           Então, como fica o estranho oferecimento de facilidades a pastores e líderes de sua igreja no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e no pagamento de impostos?
            Pois, Sua Excelência o Prefeito Crivella ofereceu em reunião promovida por ele próprio no Palácio da Cidade, sede do Executivo do Município,  facilidades a pastores e líderes de sua igreja no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e também no pagamento de impostos !

            Diante disso, o PSOL e o PSDB pediram à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para convocar os parlamentares,- que estão em recesso - para votar um pedido de impeachment do Prefeito.
            Essa reunião - que não estava na agenda oficial e ocorreu na tarde de quarta-feira passada -  vazou e foi revelada a seis do corrente pelo jornal O Globo.
            A reportagem em tela relata que o Prefeito Crivella afirmou que ajudaria fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus a fazer cirurgia de catarata pelo SUS e que daria auxílio a pastores que estivessem com problemas de IPTU nos seus templos. Além disso, o prefeito Crivella exaltou o pré-candidato a deputado federal pelo PRB, Rubens Teixeira.

               O Ministério Público informou que a Promotoria de Justiça da Cidadania analisará  se houve "inobservância  da laicidade do Estado" por tratamento privilegiado a fiéis de um determinado segmento religioso - o que é proibido pela Constituição e poderia configurar improbidade administrativa.  As falas do Prefeito carioca também serão analisadas pela Coordenação de Saúde do MP para fiscalização da política de regulação do SUS.

                De acordo com o jornal O Globo, os pastores foram convidados para a reunião, chamada de "Café da Comunhão", por meio de mensagem no WhatsApp. No início da reunião, os organizadores chegaram a pedir para que os participantes desligassem os celulares, para que não houvesse registro  do encontro.

                Verifica-se, por conseguinte, que os organizadores estavam cientes da natureza da reunião e de suas implicações. A reportagem de O Globo divulgou áudios da reunião. Em um desses áudios, Crivella chega a dizer que se "os irmãos" tiverem alguém na igreja com problemas de catarata,  era só procurar uma assessora sua: " É só conversar com a Márcia que ela vai anotar, vai encaminhar e daqui a uma semana ou duas, eles estarão operando", disse o prefeito.

             Atualmente a fila de espera para a cirurgia de catarata no Rio tem sete mil e quinhentos e sete pacientes - com pessoas esperando por mais de dois anos pela dita operação.

                  Em defesa própria, diante do manifesto privilégio a pastores em detrimento do Povo carioca, a prefeitura do Rio disse que a reunião "teve como objetivo prestar contas e divulgar serviços importantes para a sociedade, entre eles o mutirão de cirurgias de catarata e o programa sem varizes". 
                  E nessa linha, afirma a nota: "Desde o início de sua gestão o prefeito Marcelo Crivella já recebeu os mais diversos representantes da sociedade civil para tratar dos mais variados assuntos, tanto em seu gabinete, quanto no Palácio da Cidade".  

( Fonte:  O Estado de S. Paulo )


Nenhum comentário: