quarta-feira, 18 de julho de 2018

Rússia condenada por caso Pussy Riot


                    

        O  Tribunal Europeu de Direitos Humanos condenou nesta 3ª feira o Governo da Federação Russa pela prisão, processo legal e condenação das integrantes da banda punk Pussy Riot.
         Com efeito, três das integrantes do grupo foram detidas em 2012, após um protesto em altar da Catedral de Cristo Salvador, em Moscou.
          De acordo com o Tribunal, Maria Alyokhina, Nadejda Tolokonnikova e Yekaterina Samutsevich foram sujeitas a 'tratamento humilhante' e  'julgamento excepcionalmente severo'.
          Condená-las à prisão simplesmente por usarem roupas coloridas, mexerem seus braços e pernas, e usarem linguagem forte, sem analisar as letras de sua música ou o contexto da performance, foi considerado severo em excesso.
         A Corte determinou que a Rússia pagasse Euros 48.760 em indenizações e gastos judiciais. A par disso, o tribunal considerou que a liberdade de expressão das três integrantes não foi respeitada, eis que a Justiça russa proibiu o acesso aos videos do grupo, que satiriza o governo de Vladimir Putin em suas músicas e clipes.
            Yekaterina foi liberada da prisão após seis meses, e Maria e Nadejda ficaram presas por dezesseis meses.  O tribunal cita a situação em que as três foram obrigadas a comparecer a uma sessão de julgamento presas atrás de uma estrutura de vidro e cercadas de policiais armados, ainda que inexistisse qualquer risco à segurança dos presentes.

               Protesto no final da Copa.  Embora Maria e Nadejda tenham sido afastadas pela banda por algum tempo após a liberação,  o grupo persiste em suas manifestações políticas. Dessarte, no final da Copa do Mundo, no domingo, o Pussy Riot reivindicou a autoria de outro protesto em que quatro integrantes foram presos ao invadirem o campo. Eles cumprirão quinze dias de prisão...
  
             Assassínio da jornalista Anna Politkovskaya. Fuzilada na hora do crepúsculo, no saguão de seu modesto edificio de moradia, em 2006, ela não teve o crime apurado devidamente segundo o órgão de direitos humanos, que condenou, por isso, a Federação Russa. Os seus assassinos - alegadamente contract killers - ficaram impunes.

              A corajosa jornalista Politkovskaya cobria em críticos relatos o papel desempenhado pela Rússia na Guerra da Tchetchênia. Também era  severa acerca dos métodos do governo de Putin, em particular na Tchetchênia.  O julgamento de cinco homens suspeitos de envolvimento no crime terminou em 2014, sem condenação por falta de provas. 

( Fonte:  O Globo )

Nenhum comentário: