domingo, 1 de julho de 2018

Aperta-se cerco policial a Netanyahu


                                 
            É o tema que está na mente da Justiça e dos órgãos policiais: o aperto do cerco judicial ao Primeiro Ministro de Israel, Bibi Netanyahu, sobre quem pesam graves acusações de corrupção.
           Dizem que a Justiça é lenta. Mas a menção de que as acusações pertinentes correm há cerca de dezoito anos mostra que esse vagar está sendo um pouco exagerado... Malgrado a popularidade do Primeiro Ministro, cresce a convicção de que algo carece de ser feito para apertar o cerco contra Netanyahu.
           Nesse sentido, há duas investigações policiais - a primeira relativa a propinas, a segunda, concernente a nebuloso acordo com a RFA sobre submarinos - que continuam sobre a mesa do Procurador-Geral Avishai  Mandelblit, à espera de uma decisão.
           No passado mês de junho, por fim, Mandelblit pôs por vez primeira o sobrenome Netanyahu em uma denúncia.
           Com efeito, é a mulher de Bibi Netanyahu acusada pelo uso ilegal de US$ 100 mil, em dinheiro público, para financiar suas experiências gastronômicas, nelas incluídas as famosas garrafas de champagne cor de rosa.
            Confrontado com a incriminação, Bibi afirma não her desrespeitado lei alguma. A par disso, sua popularidade permanece inalterada pelo escândalo...

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: