domingo, 8 de julho de 2018

Crescem as manifestações contra Ortega


                    

         A cruel e bárbara repressão pela ditadura de Daniel Ortega dos protestos populares na Nicarágua tem aumentado tais manifestações ao invés de diminuí-las.
           A par disso, antigos membros do sandinismo - que derrubara em 1979 a ditadura de Somoza - abandonam o regime, como Mejía Godoy, que agora participa das passeatas contra o autoritarismo de Daniel Ortega, e de sua esposa, e vice-presidente, Rosario Murillo.
             Nesse sentido, em entrevista ao jornal El País, Mejía Godoy declarou que nada tem de pessoal contra Ortega, mas sim contra o que ele representa, que é o apocalipse da Nicarágua.
              No intento de aferrar-se ao poder, a ditadura de Ortega perdeu qualquer medida no que tange à repressão, com as mortes superando as duzentas  vítimas. Por outro lado, os prejuízos econômicos causados pela crise superam o bilhão de dólares, o que para um país pequeno como a Nicarágua implica em enormes danos para a nação centro-americana.
                Igualmente por força da crise, cerca de 150 mil pessoas podem ficar desempregadas, o que não é pouco em estado com  pouco mais de seis milhões de habitantes.

( Fonte: artigo de Clóvis Rossi na 'Folha de S. Paulo'.)

Nenhum comentário: