quinta-feira, 12 de julho de 2018

Reformas Legislativas de Obrador


                              
         O presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador (AMLO- iniciais pelas quais é conhecido pelo povo mexicano) anunciou a onze do corrente, as principais reformas legislativas que proporá ao novo Congresso, onde deve  contar com maioria nas duas Câmaras.  Tais reformas incluem medidas inéditas como um plebiscito para revogar o mandato presidencial.

         " O povo votou para que haja uma verdadeira mudança ", disse  López Obrador  ao apresentar as iniciativas, entre as quais a modificação do artigo 108 da Constituição para permitir que o presidente em exercício possa ser julgado por crimes de corrupção e contra as liberdades eleitorais. Atualmente, a Lei mexicana permite apenas processar o Presidente quando ele deixa o cargo.
         "Este foi o mandato dos mexicanos nas eleições. Eles nos apoiaram, votaram em nós porque querem que se acabe com a corrupção. E vamos cumprir esse mandato", acrescentou o Presidente eleito.

          "Após sua vitória eleitoral no dia 1º, com 53,2% dos votos, a coalizão de López Obrador terá 307 das quinhentas cadeiras na Câmara dos Deputados e 69 das 128 do Senado.  O novo Congresso começará a exercer suas funções somente a 1º de setembro.
             AMLO também proporá aplicar aos três Poderes do Estado um artigo constitucional que estabelece que nenhum funcionário público poderá ganhar mais do que o Presidente da República.

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: