sexta-feira, 20 de julho de 2018

O Problema Trump


                                   

          O New York Times, em sua matéria central, levanta uma série de tópicos em que a inclinação do Presidente Trump parece privilegiar os enfoques do Presidente Putin, a ponto de julgá-los factíveis, mesmo quando manifestamente não o são, como, v.g., em considerar politicamente realizável que sejam postos à disposição do Governo Putin cidadãos americanos para serem interrogados na Rússia em ação de motivação política contra William F. Browder, um financista americano, que tem sido altamente crítico do Presidente Vladimir Putin.
           Que essa ideia abstrusa seja considerada factível pelo Presidente americano, recebe da parte do Secretário de Estado, Mike Pompeo, uma negativa acalorada: "Sim, isto não vai acontecer. A Administração não vai mandar, forçar americanos a viajar para a Rússia a fim de serem interrogados por Vladimir Putin e seu time."
          É também preocupante a hipótese de que, na próxima visita, anunciada por Trump para os surpreendidos assessores de que Putin retribuiria no outono, vindo aos Estados Unidos, a visita de Trump a Europa. Se o presidente americano, por própria vontade ou forçado pelas circunstâncias, opta pelo modelo do voo solo, não discutindo com os seus assessores o teor de suas proposições, mesmo supondo que está agindo por livre vontade, sem nenhuma coação de parte de Putin, Mr Trump está estranhamente optando por não valer-se do parecer de seus assessores, que devem conhecer cada matéria de uma forma mais completa e minuciosa do que o próprio presidente.
          Se Trump se vale desta opção de não valer-se de seus auxiliares (na plena medida em que um presidente pode a eles recorrer), mesmo sabendo que a sua parte no intercâmbio com o interlocutor Putin tenderá a ser necessariamente menor, por um simples e claro aspecto de conhecimento específico, será forçoso reconhecer que Mr Trump não está fazendo isso pelos belos olhos de gospodin Vladimir Putin, mas por considerações outras, que não estão ao alcance de seus especialistas.  
             Acabam de vir à tona novas revelações acerca de seu advogado muito especial, Mr Cohen, que pelo visto semelham serem assaz comprometedoras para o presidente, eis que Mr Cohen as teria
em gravações adrede tomadas.

( Fontes: Rede Globo, The New York Times )  






Nenhum comentário: