domingo, 29 de julho de 2018

O Governo Trump dificulta a reunião dos ilegais com os Filhos


      

          É um acinte à Justiça e aos direitos humanos o sistemático descumprimento de reunir muitos dos imigrantes ilegais aos próprios filhos. Na fascistóide política de tolerância zero, 2551 crianças - segundo a Justiça, entre abril e junho últimos -foram enviadas para abrigos sem os pais.  Dentre as crianças brasileiras, pelo menos cinco continuavam isoladas dos pais até a quinta-feira desta semana.
           Como é óbvio, o não-cumprimento do prazo tende a multiplicar ações judi-ciais e pedidos de indenização contra o Governo americano. Nesse sentido, a União Americana pelas liberdades civis (ACLU) já ajuizou algumas delas.
            O problema da separação das famílias parece longe de ser resolvido, uma vez que 711 delas não se encaixam no critério de elegibilidade do Governo e não há um novo prazo para as reuniões.
              Uma das situações mais dramáticas é a das 463 crianças cujos pais foram deportados. Vê-se que a perversidade no governo Trump não é gratuita, mas sistemática. Aqui se têm presentes métodos cruéis, que beiram aqueles do nazi-fascismo. O ambiente kafkiano comparece em outros casos, onde os pais não foram autorizados a recuperar seus filhos, pois não conseguiram provar que não têm antecedentes penais ou são realmente pais das crianças. O futuro dessas crianças é, por conseguinte, incerto. É incrível, mas por má-fé a Administração Trump não utiliza métodos de DNA...
               É verdade que o Juiz federal Dana Sabraw, da Califórnia, ordenou a reunificação. Contudo, Sua Senhoria não estabeleceu nenhuma sanção em caso de descumprimento. É provável que peça à ACLU que proponha uma punição ao Governo Trump - a entidade já processa o governo em outros casos de separação de famílias. Com o fim do prazo, ainda havia pelo menos   5  crianças brasileiras retidas em abrigos nos Estados Unidos - 4 em Chicago e 1 em Houston.
                 Tem-se acaso presente o(s)  trauma(s) que tal procedimento brutal e es-túpido causará em crianças e mesmo jovens?  Os quatro casos de Chicago atingiam 2 crianças com menos de cinco anos, uma de nove e outra, adolescente, de 16. Em todos os casos, as mães foram separadas dos filhos na fronteira, no Texas ou no Arizona, e as crianças foram enviadas a abrigos em outros estados. Dois desses casos, com crianças de 9 e 5 anos, foram os mais difíceis de resolver, afirma a Sra. Natalícia Tracy, diretora do Centro do Imigrante Brasileiro (CIB) em Boston. Mesmo com a determinação da Justiça, os centros não queriam liberar as crianças.
                  Segundo o New York Times, em um dos centros onde as famílias estão detidas, em Port Isabel, no Texas, o governo considerou que alguns pais estavam soltos, mas ainda estavam sob custódia (!). Nos quase dez anos que trabalha no CIB, Natalícia disse nunca ter visto algo parecido em termos de burocracia e falta de transparência sobre como devem ser os processos: "Antes, se sabia como as coisas, as leis funcionavam. Agora, não.  É um sistema de quase ditadura, caos.  Não é por acidente, é para oprimir, destruir as pessoas e desencorajar outras a vir", disse ela.
                   Natalícia afirma ter ouvido de imigrantes brasileiras que em abrigos do Arizona cerca de noventa mães foram mantidas em uma sala com capacidade para trinta pessoas, separadas por um corredor de vidro de seus filhos. Mães e filhos batiam no vidro, mas eram impedidos de ficar juntos. No meio da noite, conta ela, algumas crianças eram escolhidas e levadas para abrigos em outros Estados.
                   A Sra. Natalicia Tracy afirma que mães e crianças ficaram traumatizadas. Em alguns casos, as crianças ficam com medo de sair de perto da mãe e sentir fome ou sede novamente. A brasileira explicou que seu centro fornecerá  serviços de  assistência social e de psicólogos para essas famílias.
                    Em outro caso, testemunhado por sua organização, Natalícia disse que uma brasileira presa havia 11 dias antes do início da aplicação da política de tolerância zero teve seu filho separado dela assim que a medida passou a valer. Ela teve o pedido de fiança negado duas vezes porque o governo alegou que ela representava um risco à segurança. Ela agora está acionando o governo por danos morais.
                     É impressionante como um demagogo do nível de Donald Trump possa causar tanto mal a pessoas inocentes, como demonstrado pelas linhas acima. A chamada política de tolerância zero dá engulhos não só pela própria hipocrisia e pelo mal que causa a criaturas inocentes como crianças e menores, sem esquecer o desrespeito pelas mães e pais. E tudo isso por sórdida demagogia! Tolerância zero é o que deverá merecer essa corrupta Administração Trump quando o Procurador Robert Mueller chegar ao fim de sua investigação, com as consequentes medidas de impeachment do cruel demagogo Donald Trump.

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: