sábado, 21 de julho de 2018

A Igreja se distancia de Ortega


                       

        A Igreja católica da Nicarágua iniciou ontem  jornada de jejum e orações a São Miguel Arcanjo, em desagravo pelas profanações dos últimos três dias contra Deus, em razão da violência que já deixou mais de trezentos mortos desde abril.
         É de notar-se que meganhas e capangas da ditadura não trepidaram em invadir igrejas e atingir mortalmente demonstrantes que se haviam refugiados nos templos católicos, quiçá pensando que a repressão, por violenta que é, respeitaria o sagrado  interior  em que muitos manifestantes se haviam refugiado.  
       Como o próprio blog não deixou de oportunamente referir, tal infelizmente não foi o caso.  Por isso, compreende-se que o episcopado nicaraguense tenha  realizado orações de exorcismo em todas as igrejas para combater o espírito do mal no país.  Nesse contexto, o episcopado nicaraguense se empenha em realizar  diálogo nacional a fim de superar a grave crise política.
         Infelizmente, a atitude do poder sandinista é bastante diversa. Nesta quinta-feira, o presidente Daniel Ortega qualificou de "golpistas" todos os bispos do país. Não contente com tal agravo, Ortega afirmou que eles são "cúmplices" das forças internas e de grupos internacionais que, na sua toldada opinião, atuam na Nicarágua para derrubá-lo.
         O presidente pronunciou tais atoardas diante de multidão sandinista em  praça de Manágua, durante comemorações do trigésimo aniversário da revolução de 1979.
         No dia sete de junho, diante dos distúrbios e da impopularidade crescente do regime, a Igreja Católica propôs a Ortega a antecipação para março de 2019 das eleições previstas para 2021, e sugeriu que ele não se candidatasse. Daniel Ortega rejeitou a proposta e afirmou que os bispos estavam "comprometidos com um golpe".
         Durante as orações de ontem, os bispos pediram "especialmente aos policiais, militares e demais funcionário públicos" que apóiam a violência contra os nicaraguenses por ordem do governo sandinista que reflitam sobre a "grave e urgente situação do país e tomem as decisões de acordo com sua consciência e se comprometam a defender a vida, a verdade e a justiça."
         Mais de 58% dos 6,3 milhões de habitantes da Nicarágua são católicos.  Como se verifica pelo noticiário, o país atravessa a crise sociopolítica mais sangrenta desde a década de oitenta. 

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: