segunda-feira, 9 de julho de 2018

Novichok mata uma inglesa


                     

         A princípio, a polícia pensara que se tratava de uma overdose. Casal de meia idade havia sido encontrado desacordado na pequena cidade de Salisbury, no que aparentava ser efeito de overdose de drogas.
         Infelizmente, Dawn Sturgess caíu desacordada pelos efeitos  de agente neurotóxico que muito provavelmente  havia deixado vestigios quando da "operação" que visara eliminar  o agente secreto Skripal, pela circunstância de operar como agente duplo.
         O novichok se foi novamente usado pelos agentes russos, tal constitui crime gravíssimo eis que por sua letalidade e alto poder de contágio tem o seu uso vedado em ambientes civis e mesmo para fins militares deverá ser empregado apenas em situações muito especiais, dado o alto risco que implica.
         São pesadas as suspeitas acerca da procedência russa de tais agentes químicos. Na antes tranquila Salisbury morreu a infeliz inglesa, de 45 anos. A primeira ministra Theresa May reagiu prontamente ao anúncio policial: "estou horrorizada e consternada pela morte de Dawn Sturgess". E acrescentou:  "A polícia e os agentes de segurança trabalham para esclarecer os fatos.  O governo dá todo o seu apoio à população local, que se vê diante dessa tragédia."

          Skripal e a filha ficaram à beira da morte, após serem contaminados pelo novichok. Felizmente escaparam, e estão protegidos pelas autoridades britânicas num local secreto. Já a morte de ontem assustou ainda mais os moradores da pacata região (dez mil habitantes). Apesar de o risco ser considerado baixo pelas autoridades, elas recomendam  àqueles que visitaram os locais por onde o casal passou, na sexta e no sábado  a tomar "medidas extremas de precaução", como lavar suas roupas e limpar e esterilizar  artigos como celulares e bolsas.
           Além disso, o novo caso de envenenamento levantou dúvidas sobre os riscos para a saúde pública e a eficácia da multimilionária operação de descontaminação que se seguiu ao caso de Skripal. Na ocasião foi dispendido o equivalente de R$ 37 milhões.
           O envenenamento do agente Skripal deteriorou as relações entre Londres e Moscou. O governo russo de Vladimir Putin, acusado de estar por trás do caso, nega qualquer envolvimento.

( Fonte:  O Estado de S. Paulo )    .

Nenhum comentário: