terça-feira, 3 de julho de 2018

O significado do triunfo de López Obrador


                              
        A despeito das rudimentares condições de contagem da votação no México,  o triunfo de Andrés Manuel López Obrador, conforme verificado pelo boca de urna, se afigurou tão marcante que os principais candidatos concorrentes - Ricardo Anaya, do direitista PAN - Partido de Ação Nacional (27% dos votos) e José Antonio Meade, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), com 18%,  não tardaram em reconhecê-lo.
          Dada a lentidão da apuração, levará tempo para formar as previsões quanto à composição do Congresso. Por ora, pelo boca de urna, são necessariamente precárias as projeções, conquanto se veicule a possibilidade que o Morena (o partido de López Obrador) alcance a maioria - não se desconta que seja até maioria absoluta - no Congresso.
         Atendidas as peculiaridades da Constituição Mexicana, López Obrador só assumirá, no entanto, o Governo  no dia 1º de dezembro, para  mandato de seis anos.
          Se a votação de López Obrador fôr ainda maior do que a atualmente prevista, AMLO, como é chamado, o primeiro presidente da esquerda em décadas  terá força política para avançar com sua agenda de reformas. Ela está focada em programas sociais,  no protecionismo e no fortalecimento do Estado.
           Se a vantagem de López Obrador for confirmada pelo escrutínio oficial - tem por ora a diferença a seu favor entre 46 e 49% dos sufrágios, e por conseguinte a indiscutível vitória. Por sua vez, o candidato do PAN, Ricardo Anaya, atingiria 27% da votação, e o governista José Antonio Meade (PRI), carregando a impopularidade do presidente Enrique Peña Nieto, em terceiro lugar, com dezoito por cento dos votos.
            Como este último, pela pouco usual disposição em outros direitos constitucionais, fique no poder até a passagem do mando em 1º de dezembro, Enrique Peña Nieto já declarou, ao votar, que  "  o presidente da República e o governo será absolutamente respeitoso e dará respaldo às autoridades eleitas."

( Fonte:  O Globo )    

Nenhum comentário: