sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Partindo para as estrelas ?

                   

        Hoje colunista do Estadão, depois de estar na Folha, Eliane Cantanhêde, escreve com muita oportunidade, de que a versão de Lula vale mais do que os fatos de Moro, nas regiões Norte e Nordeste.
         Daí a incrível rejeição que há ainda nessas áreas contra o Juiz Moro, que anda pelos 37% de desaprovação para o símbolo da Operação Lava-Jato.
          O PT resolveu contratar  o advogado  britânico Geoffrey Robertson, para representar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Comitê de Direitos Humanos, que costuma reunir-se no velho Palais des Nations, em Genebra, que data dos tempos da velha Liga das Nações (SDN).
            Para começo de conversa, Robertson brinda a audiência petista com o seguinte intróito: "Moro e os colegas estão dizendo que ainda há recursos para Lula na Justiça.  Nós estamos alegando que não há mais recursos aqui porque a Justiça do Brasil é totalmente parcial (sic). Portanto, temos de ir às instâncias internacionais, onde há uma Justiça verdadeira",  disse Robertson.
             O advogado se refere à defesa feita pelo governo brasileiro perante o Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas. A defesa, assinada pelo Juiz Sérgio Moro, responsável pela condenação de Lula a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríple do Guarujá, alega que o petista não pode recorrer a cortes internacionais  enquanto ainda houver a possibilidade de recursos para reverter a sentença na Justiça brasileira.
                Ao afirmar que Lula não tem mais chances de sucesso nos tribunais brasileiros, Robertson admite que Lula pode estar fora da disputa eleitoral de 2018. Se for condenado pelo TRF-4 o petista pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e ficar, por conseguinte, inelegível para esta eleição e a próxima.
                  O advogado inglês citou a entrevista do presidente do TRF-4, Carlos Eduardo Thompson-Flôres ao Estado, para fundamentar sua argumentação.
                 A despeito dos elogios feitos pelo presidente Thompson-Flôres à sentença de Moro (que condena Lula) - irrepreensível, irretocável - cabe assinalar que não é referida a circunstância de que o presidente do Tribunal se eximiu de dar opinião sobre a condenação em si, que é, como frisou Thompson-Flôres da competência dos três desembargadores que julgarão a sentença do Juiz Moro.
                  Subtraindo ao público essa premissa, Robertson atua como advogado ao dizer: "O mais ridículo é que o presidente do Tribunal já basicamente prejulgou o Lula, dizendo que a sentença do Moro é impecável. Fica nítido que o julgamento não é imparcial. É uma aberração", disse Robertson.
                  O britânico é o primeiro no entorno de Lula a dizer publicamente que o petista não tem chances de reverter a condenação aplicada por Moro. Nas últimas duas semanas, o Estado ouviu mais de vinte advogados que atuam na Lava-Jato ou acompanham de perto o caso de Lula. Quase todo afirmam, sob a condição de anonimato, que a possibilidade de a Segunda Turma do TRF-4 reverter a sentença de Lula é mínima.
                    Já o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, responsável pela vinda de Robertson ao Brasil, confirmou que os recursos em defesa do petista nos tribunais superiores têm sido ineficazes, mas evitou fazer críticas generalizadas à Justiça brasileira, dizendo inclusive que não jogou a toalha.
                      "Essa sentença não tem como prevalecer. Para mim só tem uma hipótese de a decisão não ser derrubada: é se o TRF-4 decidir julgar Lula de uma forma diferente", afirmou o advogado Zanin Martins.



( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: