terça-feira, 26 de setembro de 2017

Colcha de Retalhos E 37

                              

A independência dos Curdos


      Os curdos,essa etnia, que por um capricho da política internacional,  se defronta sem um torrão que possa considerar nacional, votou ontem, segunda-feira 25 de setembro, no território iraquiano que vem ocupando há algum tempo. Apesar das diversas tentativas de dissuadi-los de votar nesse referendo, os curdos não cederam, e maciçamente sufragaram a alternativa da liberdade nacional.
      O Iraque  deles se serviu através dos combatentes peshmerga, para expulsar do território iraquiano os jihadistas do estado islâmico.
       Os curdos são hábeis combatentes e muito tem participado para reforçar diversas lutas no Oriente Médio.  Constituem minorias importantes tanto na Turquia de Erdogan, quanto nessa região do norte do Iraque. Essa última constitui a sua principal base territorial.
       Por primeira vez, dispõe de área territorial que é governada e defendida por essa etnia.

Condenação de Anthony Weiner


       Ex-marido de Huma Abedin, a competente secretária de Hillary Clinton no Departamento de Estado,Anthony  Weiner, de 53 anos, foi condenado  a 21 meses de prisão por enviar mensagens com conteúdo sexual a uma adolescente de quinze anos. Tal ocorreu em 2016, e deu lugar a tentativas de exploração política. O próprio então diretor do FBI, James S. Comey, durante a eleição de 2016 andou vistoriando o referido computador, supostamente a cata de mensagens que dissessem respeito a Hillary. Chegou mesmo a anunciar, na época da votação antecipada, que estava examinando o computador de Weiner,  à cata de algo que incriminasse Hillary.  Nada encontraria de pertinente, mas não há a menor dúvida que terá cumprida a respectiva missão pensando encontrar algo que só Mr James Comey achava fosse possível aí deparar. Foi uma das muitas estranhas mensagens passadas,  seja  ao Congresso, seja aos votantes por antecipação (um costume americano) por esse diligente chefe do F.B.I. Apesar de que tais intervenções por agentes públicos - e notadamente o diretor do Federal Bureau of Investigations - sejam formalmente desaconselhadas pela Secretaria de Justiça (a que está subordinado o FBI) em período eleitoral, pelas claras implicações envolvidas, tal não foi absolutamente levado em conta pelo zeloso Mr Comey. Ele, apesar de republicano, fora indicado para o FBI por Barack Obama, em comovente gesto de bipartidismo (pena é que os  republicanos jamais reciproquem tais gentilezas...)


Chelsea é indesejável no Canadá



         Chelsea Manning - que recentemente operou-se para mudar de sexo - fora perdoada por Barack Obama - no conjunto de perdões, que, por tradição, o presidente americano, ao encerrar suas funções,pode outorgar a personalidades que ele julgue façam jus ao perdão presidencial.
           Pois vejam só, a lei do Canadá a proibiu de ingressar naquele país. Malgrado o indulto presidencial, a lei canadense continua a valer. Segundo documento emitido na fronteira,  ela não pode ser admitida no Canadá  em razão de delitos graves cometidos fora do Canadá, incluindo o de traição. 
           Como se sabe, Chelsea como soldado foi analista dos serviços de inteligência americanos, que está por trás do escândalo de WikiLeaks, que também envolve Julian Assange, atualmente asilado na embaixada do Equador em Londres (lá está desde junho de 2012).      


( Fontes:  The New Yorker; O Estado de S. Paulo)

Nenhum comentário: