segunda-feira, 4 de setembro de 2017

É pra valer a cláusula de barreira ?

                      

       A cláusula de barreira ja foi aprovada pelo Senado, mas está na Câmara o maior obstáculo para que ela seja implementada. De início,  pelos dados fornecidos pela reportagem do Estado de S. Paulo, pouparia de saída 64,3 milhões do Fundo Partidário. No total, 14 das 35 legendas registradas perderiam acesso aos recursos públicos, caso ela não seja aprovada.
       Como já adiantei, legislação anterior, com cláusula de barreira, foi lamentavelmente denegada pelo Supremo como supostamente inconstitucional. Hoje se volta a bater na mesma tecla, e a resistência até surpreende.  A cláusula é de uma fraqueza de fazer dó,  pois se manteriam ainda 21 legendas no Congresso.  Tenha-se presente que em países mais sérios, como a República Federal da Alemanha,  a dita barreira é bastante mais alta: mínimo de 5% dos sufrágios na votação global alemã. A nossa cláusula de barreira, por sua vez, exigiria 1,5% dos votos válidos em todo o país.
          O que nos tiraria essa famosa cláusula?  A presença de Levy Fidelix,  'pai' do PRTB e perene candidato a presidente entre os nanicos.  Também José Maria Eymael, do PSDC, é outra pomposa figura que se apresenta como candidato a Presidente a cada eleição. Ainda nessa faixa, temos o PSTU, com o líder Zé Maria. É a ultra-esquerda que em 2014 colheu 188 mil votos válidos (0,19% do total)...
           Ao ver tanta discussão no Congresso acerca da manutenção ou não de um tal despautério - a indústria da criação de partidecos que nada representam,  e que, ao invés,  nas grandes datas quando Eymael e Fidelix são fotografados juntos com aqueles que concorrem ao cargo presidencial,  e cabe ao telespectador achar graça ou sentir vergonha.
            E lembrar que faz mais de cinquenta anos que o general Charles de Gaulle, então presidente da França, disse que não éramos um país sério...

( Fonte:  O  Estado de S. Paulo )

                    

Nenhum comentário: