sábado, 23 de setembro de 2017

O estranho efeito Merkel

                              

        A imprensa parece ter dificuldade com o êxito e a boa administração. Sob certos aspectos, dá até para entender. Uma administradora medíocre, tipo Theresa May, é prato melhor para os jornais do que Angela Merkel, que, em um  mar de almirante, dá a impressão de dirigir-se para o seu quarto período de governo.        Em um mundo de governos medíocres, compreende-se porque a Merkel incomode.  Ela é competente, a população alemã não parece ter problemas em apoiá-la e é por isso que os radicais tentam vaiá-la.

        Vejam a confusão que a May aprontou com o Brexit... Quando li já faz tempo que um dos irmãos Johnson tinha feito dois artigos - publicou apenas um - em que num deles apoiara o separatismo da União Europeia e no outro pregava a união da Álbion com Bruxelas - creio que será difícil encontrar alguém que carregue tanto cinismo - ou tal apartamento da realidade, a ponto de julgar-se capaz de defender dois pontos de vista opostos - como se leitor de boa fé não poderá vislumbrar a parcela de cinismo que tal bi-cefalismo encerra?

          E será por isso que Frau Merkel põe nervosos muitos de seus interlocutores, dada a sua objetividade, a própria experiência e o controle democrático que exibe no próprio país?
          Lembram-se, acaso, da estranha entrevista de Frau Merkel na Casa Branca com o Presidente Trump? Ao invés de seu relacionamento com a May - quem esquecerá as mãozinhas dadas? - Trump sequer quis cumprimentar a Chanceler alemã... O bom governo deve ser anátema para o mercurial Donald Trump. Daí o seu visível desconforto com Frau Angela Merkel...



( Fontes:  CNN; The New York Times )         

Nenhum comentário: