quinta-feira, 28 de setembro de 2017

O Califa continua vivo?

                               
         O Exército Islâmico divulga  gravação de o que seria alocução de seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi. Com a duração de 46 minutos, teria  duplo objetivo: dar alento às combalidas forças do E.I. e desmentir rumores acerca de sua morte.
         O auto-proclamado califa hoje tem sob suas ordens espaço geográfico bastante reduzido, dada a perda em julho último de Mosul, no Iraque, cidade de um milhão de habitantes.  Raqqa, a capital do grupo na Síria, é cenário de intensos combates, e o Isis ainda mantém controle sobre parte remanescente de terras sírias. 
         Há divergências sobre se al-Baghdadi esteja morto ou não, mas o Secretário de Defesa americano, Jim Mattis, declarou em julho último que acreditava em que ainda estivesse vivo.
          Quanto à Raqqa, o assédio mantido pelas forças apoiadas pelos Estados Unidos se intensifica e, para o Ocidente, os líderes do E.I. não mais lá estariam, tendo buscado refúgio em áreas vizinhas.
           É de presumir-se também que o E.I. tenha perdido o acesso a fontes de petróleo. Com o encolhimento crescente de sua base territorial, a própria capacidade de resistência tende a debilitar-se sempre mais.


( Fonte: The New York Times )

Nenhum comentário: