quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Colcha de Retalhos E 35

                   
Cai o Distritão

       Depois de uma primeira recepção favorável,  o 'Distritão' não foi aprovado pela Câmara, ontem, 19  de setembro, à noite. Foram 238 votos contra e 205 a favor, em uma disputa renhida. Houve, com o passar das ses- sões, uma leitura mais negativa do Distritão,  que favorecia aos deputados mais conhecidos.


Lula é réu pela 7ª vez


        O juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal, aceitou denúncia do  Ministério Público Federal contra o ex-presidente Lula da Silva. O petista é acusado de corrupção passiva na 'venda' da MP 471, de 2009, que prorrogou incentivos fiscais para montadoras. Supostamente, Lula terá participado da ¨venda¨ da medida provisória 471,  que prorrogou os aludidos incentivos fiscais  para montadoras instaladas  nas regiões  Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
             O caso foi revelado pelo Estado em 2015 e investigado na Operação Zelotes.
         Assinale-se que Lula é réu também em outros cinco processos, sendo três na Lava-Jato, um na Zelotes e o outro decorrente da Operação Janus.
         A lista de processos não para aí. Em um sétimo processo, no caso do tríplex do Guarujá,  o ex-presidente Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro.

  
Terremoto no México


         Mais um terremoto ocorre no México - que, aliás, é um país muito marcado por  tremores sísmicos. Desta feita, o abalo foi de 7,1 graus na escala Richter.  O sismo de ontem, que aconteceu por volta do meio-dia, matou cerca de 134 pessoas, sendo 54 delas no estado de Morelos. Por sua vez, em Puebla - cidade próxima da capital - 26 pessoas morreram.
            Já na capital, Ciudad de México, 30 pessoas faleceram. A hora do sismo - cerca de meio-dia - contribui para aumentar o número de mortos em casas e edifícios. Dada a violência desse terremoto cerca de cinquenta prédios ruíram.
            Por sinistra coincidência, o abalo ocorreu  em dia no qual a capital fazia exercício antissísmico, num conjunto de ações feitas para lembrar o mega-terremoto que vitimou cerca de dez mil pessoas em 1985.
            O tremor sismico, e os abalos decorrentes, são fenômenos muito comuns no México, como o autor dessas linhas pode testemunhar.  Nos anos setenta, quando eu e minha família estávamos lotados na capital, os chamados sismos menores eram fenômenos comuns, e por isso não despertavam grande atenção ou maior cuidado.

            Havia então a impressão - de que a população mexicana soía testemunhar - de que os ditos choques podiam ser supostamente minimizados pela circunstância de que o solo de Ciudad de México dispunha de uma espécie de colchão que serviria para alegadamente amortecer os abalos: a capital fora construída em cima do antigo grande lago que ainda reponta em certas áreas metropolitanas. Esse lago, consoante se dizia, "amorteceria" os abalos sísmicos menores. Era essa cantiga que nos ajudava a dormir com a tranquilidade que o dia-a-dia trabalha para reforçar...

               De toda maneira, o meu núcleo familiar, composto de dois adultos e duas crianças, afrontou tais vicissitudes e chegou indene à data de nossa partida para outras paragens.                

                De certo modo, tivemos muita sorte. Na década seguinte, em 1985, cerca de dez mil pessoas morreram por causa de um terremoto na capital da República mexicana.



( Fontes:  O Estado de S. Paulo, O Globo )

Nenhum comentário: